Condutores de São Paulo realizam Assembléia com pauta de greve

O Sindicato dos Condutores de São Paulo realiza nesta sexta-feira (18/05), assembléia geral da categoria para definir a estratégia da campanha salarial 2007. Na pauta, a reivindicação salarial e a possibilidade de definir greve da categoria, caso não seja

Segundo o Sindicato da categoria, uma passeata foi programada após a assembléia que irá até a Prefeitura Municipal. Os condutores devem distribuir uma carta aberta a população para alertar sobre a possível paralisação do sistema, caso o Setor Patronal e o Poder Público não atendam as reivindicações de melhorias nas condições de trabalho e na eficiência do transporte público.


 


A data base da categoria teve início em 1º de maio, sem avanços nas negociações com o setor patronal.Assembléias regionais (norte, sul, leste e oeste) foram realizadas e demonstraram unidade da categoria em unificar a pauta de reivindicações e a movimentação de greve, caso as negociações não avancem.


 


A oposição, coordenada pela Corrente Sindical Classista (ligada à CUT), unificou posição com a direção do Sindicato para a pauta de reivindicações. Para Gregório Poço “a passeata será a primeira manifestação da categoria para demonstrar força e unidade. A oposição definiu atuar conjuntamente com o sindicato, onde já existe acertos avançados para trabalharmos juntos e construirmos chapa única, com a nossa participação para a próxima gestão”. Segundo Poço, ex-presidente dos Condutores, os patrôes já tiveram seus reajustes, agora o importante é garantir os direitos dos trabalhadores. A proposta principal é o reajuste de 10% dos salários, que corresponde aos números do Dieese mais percentuais acordados anteriormente e não repassados.


 


A seguir, os intens da pauta de reivindicação da categoria:



-Reajuste pelo índice do DIEESE e aumento real de salário;
-Cesta Básica de qualidade;
-Convênio médico de qualidade;
-Seguro de vida;
-Jornada de Trabalho: Jornada diária flexível;
-Participação nos Lucros e Resultados;
-Fim das multas do Resam;
-Uniformes: Setor de manutenção será fornecido 02 conjuntos a cada 06 meses;
-Plano de cargos e salários da manutenção;
-Folga dupla na manutenção;
-Promoção de funcionários fora da função.