Políticos paraibanos se unem por mais investimentos do PAC
Colocando as divergências políticas de lado, O governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o senador José Maranhão (PMDB), reuniram a bancada paraibana no Congresso para discutir um conjunto de propostas que ampliem a participação do Estado no Programa de Ac
Publicado 18/05/2007 14:24 | Editado 04/03/2020 16:54
O Senador José Maranhão e o Governador Cássio Cunha Lima, reuniram-se nesta quinta-feira, 17, no gabinete da presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, para discutir sobre o desenvolvimento da Paraíba.
Participaram do encontro os senadores Cícero Lucena (PSDB) e Efraim Morais (Dem), os deputados federais Wilson Braga e Wilson Santiago, ambos do PMDB, Luiz Couto (PT) e Marcondes Gadelha (PSB), além dos secretários estaduais de Planejamento, Franklin Araújo, e de Articulação Governamental em Brasília, Inaldo Leitão.
A reunião, que durou cerca de duas horas, ocorreu em clima amistoso e decidiu que o Governador deve solicitar uma audiência ao presidente Lula, onde todos os parlamentares paraibanos defenderão a liberação de mais recursos do Programa de aceleração do Crescimento (PAC) para a Paraíba.
De acordo com Cunha Lima, o estado foi contemplado com apenas R$ 220 milhões, e há necessidade de investimentos maiores. O senador Maranhão disse que é discutível o argumento de que o estado foi contemplado de maneira restrita. “O programa não é um projeto acabado, pronto. Nós que somos representantes da Paraíba, temos os mecanismos necessários para corrigir as distorções do PAC, através do processo de elaboração orçamentária com as nossas emendas”, informou.
Durante encontro o governador apresentou 13 propostas que estão sendo priorizadas por seu governo e que esperam um eventual investimento do PAC. Entre as propostas apresentadas, está a inclusão de melhorias no Porto de Cabedelo; construção da ponte entre as cidades de Lucena e Cabedelo; Projeto Multilagos, em Campina Grande; construção de um terminal de cargas no aeroporto Castro Pinto, em Bayeux; adutora ligando às barragens de Acauã a Araçagi; construção das barragens de Camalaú e Mamanguape; reconstrução da barragem de Câmara; contemplação do Estado com trecho da ferrovia Transnordestina; e uma usina termoelétrica.
Avaliada como extremamente positiva por todos os participantes, a reunião evidenciou o consenso entre os parlamentares sobre algumas prioridades do estado, e marca um avanço nas relações administrativas do estado.
Para o senador José Maranhão o resultado da audiência foi muito bom. Ele salientou a importância do governador e dos demais presentes conhecerem o trabalho da Comissão de Orçamento, presidida por ele, e realçou que esta nunca teve a presença tão numerosa de políticos paraibanos. “Agora nós estamos aparelhados para modificar, em termos de Paraíba, o Programa de Aceleração do Crescimento”, garantiu.
O governador, entretanto, disse que este foi “o primeiro passo, mas teremos que zelar para o bom desdobramento”. Ele lembrou que no dia 24 próximo, ele e a bancada serão recebidos pela ministra Dilma Rousseff, do Gabinete Civil, juntamente com os prefeitos de João Pessoa (Ricardo Coutinho), Campina Grande (Veneziano Vital do Rêgo), Patos (Nabor Wanderley), Bayeux (J. Júnior) e Santa Rita (Marcos Odilon).
“Saímos da reunião convencidos de que fizemos um avanço importante em prol da unidade política da Paraíba”, avaliou, ressaltando esperar que o encontro possa ser o primeiro de uma série em que as questões de real interesse do povo paraibano sejam colocadas em pauta, deixando-se os embates políticos para outras searas.
De Campina Grande,
Ana Cristina Santos