Vereadora Luiza Cordeiro atua para implementar agenda ambientalista em Guarulhos
A vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB), de Guarulhos, em atuação na Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, articulou com outros vereadores preocupados com a pauta do desenvolvimento sustentável, a implantação da Agenda 21 para o segundo maior municípi
Publicado 18/05/2007 15:15 | Editado 04/03/2020 17:19
A Agenda 21 em Guarulhos foi criada a partir da lei 6096/05 que foi regulamentada em agosto de 2006, e desde então iniciou-se encontros mensais, até que em dezembro foi eleita uma Comissão Executiva provisória do Fórum de Agenda 21, com o objetivo de criar bases jurídicas para um Fórum permanente e encontrar modelos de funcionamento, até setembro desse ano.
No entanto, a Agenda 21 Guarulhos, tem sérias preocupações com o aquecimento global, ainda mais depois das manchetes publicadas sobre o relatório da ONU, onde dava-se a entender que com 1,5% do PIB mundial solucionaria esse problema tão sério para a humanidade. De acordo com os ambientalistas, esta visão economicista é equivocada, e a base principal da reversão dessa situação é a conscientização da população de uma forma geral, para mudanças de hábitos e respeito ao meio ambiente.
Foi com esse intuíto, e com a perspectiva de formar uma frente parlamentar sobre o assunto, que o Fórum da Agenda 21 Guarulhos procurou a Comissão Permanente de Defesa do Meio Ambiente e Qualidade de Vida, presidida pela Vereadora Luiza Cordeiro, para que juntos, encontrassem meios de sensibilizar os parlamentares, empresários, estudantes e a comunidade guarulhense, e juntos fecharam a seguinte agenda de ações:
Dia 15 de junho, a entrega do Selo Ambiental (já realizado).
Dia 27 de junho, às 9 horas: Audiência Pública sobre o Aquecimento Global, onde será apresentado o relatório da ONU na sua íntegra, e também a Agenda 21.
A Audiência Pública é uma ferramenta pra construir a próxima Conferência Municipal do Meio Ambiente de Guarulhos, visando a participação de representantes da nossa cidade na 3ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que o Ministério do Meio Ambiente pretende realizar em março de 2008. Com certeza essas ações são estratégicas para a sensibilização e conscientização da sociedade na defesa do meio ambiente, que acarretará num impacto para a reversão do aquecimento global.
Histórico
A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92, ocorrida no Rio de Janeiro,em 92. É um documento que estabeleceu a importância de cada país se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, ONGs e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.
A Agenda 21 se constitui num poderoso instrumento de reconversão da sociedade industrial rumo a um novo paradigma, que exige a reinterpretação do conceito de progresso, contemplando maior harmonia e equilíbrio holístico entre o todo e as partes, promovendo a qualidade, não apenas a quantidade do crescimento.
Com a Agenda 21 criou-se um instrumento aprovado internacionalmente, que tornou possível repensar o planejamento. Abriu-se o caminho capaz de ajudar a construir politicamente as bases de um plano de ação e de um planejamento participativo em nível global, nacional e local, de forma gradual e negociada, tendo como meta um novo paradigma econômico e civilizatório.
As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável. Mas o mais importante ponto dessas ações prioritárias, segundo este estudo, é o planejamento de sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício.
A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente.
Da Redação, com assessoria.