Secretário da SEARA acompanha Ministro de Desenvolvimento Agrário no RN

O secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Canindé de França, acompanha o Governador em exercício Iberê de Souza durante a visita do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e do presidente do Incra, Rolf Hackba

O evento terá como ponto alto a inauguração da escola “Professor Maurício de Oliveira” e de duas unidades de saúde. A escola, construída na agrovila Paulo Freire, conta com dez salas de aula para educação infantil e ensino fundamental. As unidades de saúde, edificadas nas agrovilas Apode e Real, são equipadas com consultório médico, odontológico, farmácia, sala de vacina, sala de enfermagem, sala de reunião. As três edificações são adaptadas para portadores de necessidades especiais.


 


 Para Canindé, esta ação vem afirmar a importância da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar, através de políticas públicas que apostam num processo de emancipação social, econômica e política do campo. “Quanto mais as políticas públicas conseguirem se transformar em respostas à estratégia geral de desenvolvimento com sustentabilidade, mais adequadamente alcançarão novos patamares de crescimento com distribuição de renda e inclusão social produtiva”, enfatiza.


 


O MDA em parceria com o Governo do Estado, através da SEARA, desenvolve ação de incentivo à leitura e ampliação do acesso ao conhecimento dentro do Assentamento Eldorado do Carajás II, na Vila Maisa, com o Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras. “O Programa simboliza o compromisso social do governo do estado com a promoção dos direitos humanos e da cidadania, buscando respeitar as singularidades da população do campo”, esclarece Canindé.


 


Ainda dentro da agenda programada no RN para o ministro Guilherme Cassel e o presidente do Incra, Rolf Hackbart, nesta terça-feira, está marcada uma reunião com o Governador em exercício Iberê de Souza, às 17h. Foram convidados representantes das secretarias de estado que trabalha com agricultura familiar, das três secretárias que compões o MDA (Reordenamento Agrário, Agricultura Familiar e Desenvolvimento Territorial), do Incra, da Delegacia Federal do MDA-RN, além do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste.


 


O encontro tem o objetivo de fazer uma avaliação de todos os programas realizados em parceria entre o Governo do Estado e o Ministério de Desenvolvimento Agrário, além de planejar metas e prioridades para 2007. Programas como Arca da Letras, Garantia Safra, Documentação de Trabalhadora Rural e liberação do Programa Nacional de Apoio a Agricultura Familiar (PRONAF) estarão em discussão.


 


Arca das letras


O Arca das Letras foi criado pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e vem sendo administrado no Rio Grande do Norte pelo governo do Estado, através da SEARA, e entidades parceiras que congregam um comitê gestor. A metodologia do Programa, que atende comunidades de trabalhadores rurais, de remanescentes de quilombos, indígenas, áreas de Reforma Agrária e do Programa de Crédito Fundiário, garante a participação dos beneficiários na formação e na implantação das bibliotecas. Os moradores indicam o local de sua instalação, os assuntos de seu interesse e seus Agentes de Leitura, pessoas voluntárias, capacitadas pela SEARA, responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura na comunidade.



 


O Rio Grande do Norte é o estado com maior número de Bibliotecas rurais implantadas e parcerias firmadas. Desde a implantação do programa no Estado, em março de 2004, já foram distribuídas 480 bibliotecas com 96.000 livros, dos quais 70 mil já foram lidos pelos 117.800 leitores cadastrados por 920 agentes de leitura capacitados pela SEARA.



 


De Natal (RN), Jana Sá