Aulas de Judô resgatam cidadania no Bairro Ellery
A federação cearense de judô e a associação W judô, vem desenvolvendo um trabalho de resgate da cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes do bairro Ellery, através da pratica do judô.
Publicado 05/06/2007 13:31 | Editado 04/03/2020 16:37
Os treinamentos são realizados as terças, quintas e sextas-feiras, no horário de 16 às 18 horas, na sede da FECIJU, na rua Dr. Atualpa, 552, no bairro Ellery.
O Judô é considerado como uma arte marcial nobre, um esporte Olímpico, no qual o Brasil é muito respeitado mundialmente. A filosofia do Judô baseia-se em três princípios: suavidade, máxima eficiência com o mínimo esforço e bem estar e benefícios mútuos. O esporte ainda fortalece o corpo e melhora a saúde através de seus exercícios, desenvolve a flexibilidade e o condicionamento físico ao mesmo tempo em que constrói o caráter e a disciplina mental e moral de seus praticantes.
O Judô não é um esporte que depende da força e sim do equilíbrio, inteligência, e agilidade. Seus praticantes buscam ser pessoas alegres, dinâmicas e criativas e estar sempre dispostas e prontas a servir.
Além de fazer bem à saúde, o esporte permite trabalhar, ao mesmo tempo, a afetividade, as percepções, a expressão, o raciocínio e a criatividade de meninos e meninas. Com isso, eles passam a ter mais controle de seu corpo e melhoram a capacidade de brincar em grupo e fazer amigos.
O esporte também é um meio eficaz de complemento à educação e uma forma eficiente de aumentar o interesse e o desempenho na escola. Uma idéia é relacioná-lo aos conteúdos estudados em sala de aula.
Com um pouco de criatividade é possível fazer uma relação entre as lições de matemática, por exemplo, e os conhecimentos envolvidos em uma partida de futebol. Mas é importante que as atividades esportivas não sejam apenas encaradas como formalidade escolar. A criança também precisa se divertir.
A prática de esportes pode ainda ajudar a transmitir valores como respeito a regras e limites, estimular a aceitação da vitória ou da derrota e ajudar a fortalecer as relações de solidariedade.
O judô é um esporte de origem japonesa criado pelo prof. Jigoro Kano em 1882, e com o objetivo de formar cidadãos e não pessoas agressivas e por ter uma filosofia de vida exemplar, acreditamos que através do judô conseguimos resgatar nossas crianças do mundo das drogas.
Através do judô os praticantes aprendem a
– desenvolver o corpo;
– desenvolver a agilidade, equilibrio,velocidade, coordenação e flexibilidade;
– desenvolver a disciplina;
– desenvolver a capacidade de analisar a realidade que o cerca;
– desenvolver valores como: honestidade, humildade, solidariedade, respeito;
– se tornar uma pessoa útil a sociedade e;
– fortalecer a parte espiritual.
De Fortaleza, Prof. Cícero Gomes (Bairro Ellery)