“Bloco na rua” elege a primeira mulher para presidente da UEP

Pela primeira vez na história, uma mulher é eleita presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP). No último final de semana, mais de 500 universitários de todo o Estado se reuniram em Garanhuns para o 36º

A nova presidente é Anne Cabral, 22 anos e estudante de direito da Universidade Católica de Pernambuco. Anne está no movimento estudantil desde os 19 anos e também é militante da União Brasileira de Mulheres e da Direção Nacional União da Juventude Socialista (UJS).


 


Anne assumiu o cargo no lugar de Geraldo Vilar, que também é militante comunista. Integrante da chapa Bloco da Rua, ela foi eleita com 65% dos votos, vencendo outras três chapas inscritas.


 


Além da eleição, o encontro teve grande importância para o movimento estudantil em Pernambuco, já que é o segundo congresso desde a reconstrução da UEP. A entidade ficou desativada por cerca de 10 anos, mas em 2005 universitários de todo o estado uniram forças e a UEP voltou à ativa.


 


Para Anne Cabral, este congresso significa a consolidação da entidade, uma vez que a antiga diretoria construiu uma gestão vitoriosa no sentido de fortalecer o movimento estudantil. O grande número de participantes é reflexo do trabalho da gestão, que conseguiu reconstruir, de fato, a UEP.


 


Em Garanhuns, os estudantes também discutiram vários temas essenciais para o movimento, como a Reforma Universitária, programas de estágio, mensalidades das universidades particulares e a autonomia e gratuidade da Universidade de Pernambuco (UPE), entre outros.


 


Agora, eles estão se preparando para participarem do 50º Congresso da UNE, que será realizado de 04 a 08 de julho, em Brasília.


 


Do Recife, Jacqueline Granja


Fonte : UJS