Siderúrgica: “Nosso compromisso é com o presidente Lula”, diz Inácio
A instalação da siderúrgica no Ceará não é um problema de natureza técnica, mas político”. Disse o senador Inácio Arruda durante debate realizado na noite dessa segunda-feira (04) no auditório da FIEC, para uma platéia formada, principalmente, por empresá
Publicado 05/06/2007 13:22 | Editado 04/03/2020 16:37
“Nós temos um compromisso político firmado entre nós e o Presidente da República, não precisamos ficar discutindo com técnicos da Petrobrás”, afirmou o senador, informando que esteve recentemente com o presidente Lula, no encontro com o Secretário Geral do Partido Comunista do Vietnã. “O Presidente voltou a reafirmar que vai resolver esse impasse e a siderúrgica será construída no Ceará”.
Inácio lembrou a resistência em torno das obras de transposição das águas do rio São Francisco para as bacias do nordeste setentrional. “O Lula sempre disse que a obra iria sair do papel e os trabalhos já foram iniciados”. Quanto à siderúrgica, “há um embaraço entre nós. Há uma resistência férrea da Petrobrás. E a onde a gente vai quebra-la? Na política”, ressaltou mais uma vez o senador.
Para Inácio é preciso fazer uma forte pressão, inclusive com um manifesto dos empresários, mas não em tom de guerra, trocando insultos com o presidente da Petrobrás, Sergio Gabrielli, ou com outro técnico da empresa. O Ceará tem todas as condições para receber a siderúrgica. Ela é importante para o Estado e vai trazer outros investimentos. “São os interesses do cartel siderúrgico nacional que ainda impedem um consenso sobre o preço do gás. Considero que o Lula tem uma disposição muito grande de honrar seu compromisso. Isso é o mais importante”, concluiu.
Participaram do debate promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ivan Bezerra, que abriu o evento criticando as “inoportunas declarações de Sergio Gabrielli”', o presidente da FIEC, Roberto Macedo, a senadora Patrícia Sabóia e os assessores do conselho Vitor Samuel e Adão Linhares.
Fonte: Assesspria do Senador Inácio Arruda