Unegro realiza encontro estadual e sai fortalecida
A Unegro – União de Negros pela Igualdade – realizou neste domingo, no Museu Afro-Brasileiro, no Parque do Ibirapuera, seu vitorioso encontro estadual.
Publicado 05/06/2007 19:21 | Editado 04/03/2020 17:19
Quase duzentos delegados participaram da plenária, sendo que todo o processo de debates mobilizou cerca de 500 militantes de 15 municípios do estado. Preparatório para o III Congresso Nacional, a ser entre os dias 14 e 17 de junho, no Rio de Janeiro, o encontro paulista elegeu uma delegação de oitenta representantes.
Presenças destacadas deram peso político ao evento, como a participação do rapper Rappin Hood; da Dra. Eunice Prudente, primeira mulher negra a ser Secretária de Justiça de São Paulo, de Maria Aparecida de Laia, titular da CONE – Coordenadoria de Assuntos da População Negra do Município de São Paulo; do deputado estadual José Cândido; do vice-presidente do PCdoB/SP Nivaldo Santana e Benedito Cintra, representando a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial.
O lema do evento foi “Um passo além da proposta”, em alusão à necessidade do movimento negro se mobilizar para conquistar efetivamente suas reivindicações históricas. Para Edson França, que compõe as coordenações estadual e nacional da Unegro, “o destaque do processo é o crescimento da entidade”. “A Unegro vem trabalhando para ser a maior entidade do movimento no estado de São Paulo e, nesse sentido, o encontro foi bastante positivo”, conclui.
Outro destaque do encontro foi a apresentação do “Mapa dos Quilombos”, feita por Bernardo Joffily, jornalista e editor do portal Vermelho.