Maracanaú inaugura Centro de Convivência do Idoso

A Prefeitura de Maracanaú inaugurou nesta segunda-feira, 25 de junho, o primeiro Centro de Convivência do Idoso, numa solenidade marcada por apresentações de poesia e dança, grande representatividade política e social, além do compromisso de ampliar o ate

O Prefeito Roberto Pessoa e o vice-prefeito Firmo Camurça prestigiaram a inauguração, acompanhados pelo deputado estadual Lula Morais (PCdoB), vereadores, líderes  comunitários e sindicais, como o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Chico Barbeiro,  o presidente do PCdoB/Ce, Carlos Augusto Diógenes, representantes do Senador Inácio Arruda, do Deputado Federal Chico Lopes,  do Secretário de Trabalho e Ação Social do Estado, Artur Bruno, além de secretários municipais e um grande número de populares. O Centro de Convivência do Idoso, instalado no Conjunto Jereissati II, atenderá mais de 500 pessoas por dia com proteção básica e socialização, atividades esportivas, artísticas e educacionais, refeições e acompanhamento por uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde. 
 



A Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Ieda Castro declarou que mesmo sendo uma das cidades com menor percentual de idosos do Ceará, menos de 6% da população, a Prefeitura de Maracanaú decidiu criar o Centro de Convivência do Idoso, que será também um espaço de intercâmbio entre idosos e jovens. “O nosso objetivo é justamente dar maior atenção aos idosos, possibilitando-lhes lazer, formação e informação de forma integrada com os jovens, haverá um intercâmbio entre idosos e jovens”, afirmou a Secretária. Segundo Ieda “o Centro é um espaço onde a convivência e atroca de experiência entre pessoas de diferentes idades podem reinventar novos sentidos para a existência humana, desenvolvendo potencialidades e habilidades individuais e coletivas, fortalecendo vínculos pessoais e familiares”. 
 



O Prefeito Roberto Pessoa fez questão de registrar a grande contribuição do Partido Comunista do Brasil para a cidade de Maracanaú. “Quero agradecer ao PCdoB, ao senador Inácio Arruda e ao Deputado Chico Lopes pela jóia que deram a Maracanaú na pessoa da secretária Ieda Castro, um baluarte do trabalho de assistência social em nossa cidade. Ieda é uma grande secretária, sempre disponível a colaborar com a administração não apenas na área de sua atuação específica, mas também ajuda a resolver problemas que surgem em outras áreas”. Para o prefeito o Centro de Convivência do Idoso é apenas um primeiro grande passo no trabalho com pessoas da chamada “melhor idade”. Pessoa pretende viabilizar outros equipamentos semelhantes com o objetivo de atender a maioria daqueles que considera “reservas de experiência a ser transmitida para os mais jovens”. Para atingir seu objetivo o prefeito espera contar mais uma vez com a contribuição do PCdoB, já que “os recursos do Governo Federal foram obtidos com a ajuda do então deputado federal Inácio Arruda e este tipo de equipamento tem a cara da solidariedade do PCdoB”. 
 
 



De Fortaleza, Inácio Carvalho