Defesa Civil apresenta Projeto para formação de mil Agentes Mirins

A Secretaria Municipal de Defesa Civil apresentou na tarde da última terça-feira (23/07), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) o projeto de Formação de 1000 agentes Mirins da Defesa C

A execução do projeto se dará em duas etapas, a primeira até o final deste ano com a formação dos primeiros 500 agentes mirins e mais 500 agentes que serão formados na segunda fase do projeto, previstos no organograma para o primeiro semestre de 2008.


 


Estarão envolvidos também no projeto a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), a Secretaria Municipal de Comunicação (SEMCOM), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Petrobras e Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).


 


O objetivo do projeto Agente Mirim é criar nos jovens de 5ª a 7ª série, através de ações educativas nas escolas do município, um senso crítico sobre os riscos ambientais, levando a conscientização para uma situação de emergência. Desta forma, os alunos são subsidiados com informações ambientais para que comecem a compreender a importância da ação preventiva, uns dos princípios da Defesa Civil, ensinado como se deve agir em momentos de emergências.


 


Os alunos estarão participando do curso de agente mirim de Defesa Civil que será realizado em três módulos, com uma carga de 12 horas, divididos em noções de Defesa Civil, meio ambiente e primeiros socorros.


 


Um ponto interessante e aprovado por todos os presentes, em cada grupo deverá haver a participação de um professor ou orientador escolar e em cada grupo de crianças a participação feminina será de pelo menos 30%.


 


As escolas do município farão à indicação dos alunos que participação do treinamento subdividido em seis escolas sendo uma em cada zona da cidade.


 


O critério para escolha das escolas obedecerá às áreas mais atingidas por desastres, principalmente no último mês de abril e também as que têm mais áreas com problemas de degradação ao meio ambiente.


 


Após a formação o agente mirim da Defesa Civil servirá como agente multiplicador e terá condições de ampliar a perspectiva individual e coletiva de uma situação de risco, de desastre, permitindo que a população num segundo momento tenha conhecimento integral das condições geradoras de riscos e principalmente ainda terá condições de concretizar uma mudança cultural que estará direcionada a responsabilidade social e de auto-proteção frente às ameaças na comunidade.


 


O estudante será também capaz de identificar as ameaças em seu ambiente, os níveis de vulnerabilidade promovendo assim a cultura de prevenção em que visem a educação da comunidade preventivamente ajudando em campanhas de educação na comunidade, ações de reconstrução, além de cuidados com rios e igarapés ajudando no plantio de árvores, arrecadação de donativos em momentos de necessidade preparando para no futuro serem voluntários da Defesa Civil. “Este projeto é o início de uma grande jornada em defesa da comunidade” afirmou o secretário Antonio Carlos Marques.


 


De Manaus,
Walter Luiz