OMS colhe experiências no Ceará para partilhar com o mundo
Conhecido pelo pioneirismo do Programa Saúde da Família e dos Agentes Comunitários de Saúde, o Ceará mais uma vez faz história. O Governador Cid Gomes assinou hoje, 22/08, o decreto que cria a Comissão sobre Determinantes Sociais da Saúde do Ceará.
Publicado 22/08/2007 12:25 | Editado 04/03/2020 16:37
É o primeiro Estado do Brasil a ter uma comissão que apóia a articula parcerias entre entes federativos de governo, instituições de pesquisa e da sociedade civil para atuar sobre os determinantes sociais relacionados à melhoria da saúde e redução das iniquidades sociais. Traduzindo: a comissão vai estudar o contexto e causas das doenças e agravos no Estado, a exemplo da mortalidade materna. Como afirmou o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias, ¨tudo que promove saúde e não apenas a cura¨.
A assinatura do decreto foi testemunhado por grandes nomes da saúde internacional. Foi durante a visita da diretora geral da Organização Mundial de Saúde, Margaret Chan, ao Governador no Palácio Iracema, que esteve acompanhada do representante da OPAS, Diego Victoria, e do presidente da Fiocruz, Paulo Buss. Na visita, a participação da Prefeita Luizianne Lins.
De lá do Palácio as autoridades em saúde foram à Escola Matos Dourado para ver de perto uma experiência integrada de educação e saúde. Logo em seguida, foram conhecer o ¨Projeto Quatro Varas¨, que integra educação e saúde e desenvolve terapia comunitária no Pirambu há 20 anos.
Margaret Chan resumiu em poucas palavras, com a ajuda do tradutor, o objetivo da vinda dela ao Ceará: ¨vim aprender e conhecer experiências desenvolvidas no Ceará para compartilhar. Aqui houve avanços na saúde, comprovados por indicadores¨. Hoje, quarta-feira, ela já estará em outro continente.
Na Europa, em Lisboa, Margaet Chan cumprirá agenda da OMS. Ela é diretora da OMS desde novembro de 2006. Ontem esteve com o Presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, e com o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
Fonte: Sesa/Ce