Vereador petista faz uma análise da educação em SP

Artigo do vereador João Antônio, secretário geral do PT/SP, faz uma análise da situação da educação no estado de São Paulo.

Será uma autocrítica?


 


O PSDB está há mais de 12 anos no governo Estado de São Paulo. A ação nefasta do tucanato na área da Educação pode ser resumida numa frase de um editorial do jornal Folha de S. Paulo publicado em março deste ano: ” fracasso retumbante”. O tucano José Serra assumiu o cargo há oito meses prometendo “continuar” os governos dos antecessores Covas e Alckmin.


 



Está em todos os jornais de hoje (21) que o governador Serra anunciou um Plano Educacional prometendo “melhorar” a Educação estadual. O referido plano é composto de “10 ações para atingir 10 metas até 2010 “, segundo informa o site do governo de São Paulo. Não custa lembrar que o PSDB está no poder desde 1º de janeiro de 1995 e, portanto, teve tempo de sobra para implementar toda e qualquer medida nesse sentido.


 



Em princípio, isso pode ser uma demonstração de autocrítica – o que seria louvável. Se as medidas anunciadas agora forem implementadas a população ganhará e a admnistração tucana passaria a merecer elogios pelo feito. Afinal, a Educação não pode ser tratada como uma “promessa”. Se forem mero factóide, peça publicitária ou enganação pura e simples – como tem sido a prática corrente do tucanato em mais de uma década – o povo paulista perderá mais uma vez.


 



AS MEDIDAS – As medidas anunciadas pelo governador, resumidamente, são as seguintes: alfabetizar todos os alunos até 2010, reduzir em 50% as taxas de reprovação na 8ª série do ensino fundamental e no ensino médio, implementar um programa de recuperação para os alunos, aumentar o desempenho nas avaliações, oferecer cursos profissionalizantes para jovens e adultos da rede, implantar o ensino fundamental de nove anos e municipalizar mais o ensino, oferecer cursos de formação para equipes escolares, descentralizar a merenda em todo o Estado e, por último, melhorar a infra-estrutura das escolas e construir novas unidades escolares.


 



PS – Em algum momento, em algum discurso tucano, tudo isso já foi dito desde o primeiro governo deles. Resta saber o significado do discurso de Serra no qual ele anunciou as tais medidas: se é um reconhecimento do desastre educacional ou é um jogo com os olhos voltados para o ano eleitoral de 2010, pois curiosamente esse é o prazo-limite para a implementação do plano.


 


João Antônio é vereador de São Paulo e secretário geral do PT/SP