Fábrica desconta feriados judáicos das férias dos trabalhadores
A empresa de aparelhos eletrônicos Lenoxx (Aulik Lennox), no município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, não funciona nos feriados do calendário judaico – mas desconta esses dias de folga do período de férias dos empregad
Publicado 08/10/2007 17:54 | Editado 04/03/2020 16:21
O regime de trabalho, no mínimo curioso, que a Lenoxx submete seus funcionários tem a ver com o controle da empresa por seguidores do Judaísmo, de acordo a Federação dos Metalúrgicos. A decisão é unilateral e atinge a todos os contratados, independentemente da religião professada por estes.
No prazo de um ano, isso pode significar 12 dias a menos de descanso, ou seja, quase 50% do período legal de férias. O prejuízo para os trabalhadores é evidente. A Federação dos Metalúrgicos da Bahia (Fetim), entidade que representa cerca de 40 mil trabalhadores no estado da Bahia, está tomando as providências possíveis para pôr fim a essa irregularidade.
“Somos a favor da liberdade religiosa e acreditamos que uma das maiores riquezas do Brasil é sua diversidade de credos e raças. Porém, os 30 dias anuais de férias são um direito do trabalhador garantido pela CLT e devem ser respeitados”, diz Aurino Pedreira, presidente da Federação.
Fonte: Ascom Federação dos Metalúrgicos