PCdoB organiza mais um Comitê Distrital na capital baiana
O sábado (6/10) foi de festa para os comunistas na região de Brotas. O Comitê Distrital do PCdoB no bairro foi estruturado com a eleição da diretoria e de uma delegação de 30 comunistas para a Conferência Municipal da capital que acontece no próximo
Publicado 08/10/2007 21:25 | Editado 04/03/2020 16:21
O distrital vai reunir três organismos de bases, o de Brotas, o do Engenho Velho de Brotas e um terceiro para atender aos bairros de Cosme de Farias, Vila Laura, Luís Anselmo e Matatu. A inauguração tem uma grande importância para a região que é a segunda mais populosa da capital com quse 200 mil moradores. “Agora o PCdoB estará oficialmente presente em Brotas, onde tinha grande influência política mas não estava organizado como Comitê,” declarou o presidente eleito do Distrital Nadson Oliveira.
Com o início das atividades, os militantes vão começar um trabalho de filiação em massa, atrelada a um processo de formação política intensa dos quadros. A expectativa é organizar o Distrital para marcar presença na discussão dos principais problemas do bairro, interferindo no Conselho de Saúde e outras organizações presentes em Brotas.
História
O bairro de Brotas foi criado em 1718 por um decreto do então arcebispo de Salvador, D. Sebastião Monteiro da Vide. Localizado na região Centro Sul da cidade, o bairro é um grande conjunto de morros limitados pelas avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães, ACM e Bonocô.
Considerado o segundo bairro mais populoso de Salvador, perdendo apenas para Cajazeiras, tem atualmente cerca de 180 mil habitantes. Esta população está dividida em vários outros sub-bairros: Matatu, Vila Laura, Cosme de Farias, Engenho Velho de Brotas, Acupe, Horto Florestal, Daniel Lisboa e Campinas de Brotas.
De Salvador,
Eliane Costa