Seminário sobre desertificação continuará às segundas-feiras
Por solicitação do deputado Lula Morais, a Assembléia Legislativa do Ceará realizará todas as segundas-feiras do mês de outubro (dias 01, 08, 15, 22, 29) o Seminário Sobre a Prevenção e Combate à Desertificação, sempre das 14 às 18 horas, no Auditório Mur
Publicado 08/10/2007 10:37 | Editado 04/03/2020 16:37
No II Módulo, serão abordados os temas: “Panorama da degradação e desertificação do Ceará” e a “Recuperação das áreas degradadas no Ceará”, com os palestrantes Francisco Roberto Bezerra Leite (FUNCEME) , João Bosco de Oliveira (consultor do DAS) e Josualdo Justino Alves (EMATERCE).
Há algumas décadas, a desertificação é considerada como um processo natural, sem que houvesse a preocupação com a degradação ambiental. Porém a ação humana vem acelerando este processo que pode se tornar irreversível. O uso intensivo do solo, sem descanso e sem técnicas de conservação, provoca a destruição da paisagem natural e compromete a produtividade, a irrigação mal conduzida, por exemplo, causa a salinização dos solos, inviabilizando algumas áreas e perímetros irrigados do semi-árido.
No Ceará as regiões mais afetadas por este fenômeno são: Inhamuns; Jaguaribe, Jaguaretama e Jaguaribara, no Vale do Jaguaribe; Farias Brito e Assaré, no Cariri; e o núcleo desertificado de Irauçuba, que também envolve áreas dos municípios de Sobral, Miraíma e Forquilha. Somente no município de Irauçuba a área desertificada corresponde a 1451 Km².
Em 1993, a FUCEME iniciou um estudo de avaliação da paisagem natural do Estado, constatando que mais de 10% do território cearense encontra-se bastante comprometido. Qual a situação atual? Isto é o que buscaremos responder com este seminário, através de dados e pesquisas que serão apresentados por setores da sociedade, como organizações não-governamentais e trabalhadores rurais que convivem com este fenômeno no dia-a-dia.
“De uma coisa temos certeza, o estágio atual de desertificação no Ceará é bastante preocupante. Portanto, reverter este processo, ou pelo menos contê-lo, é uma providência imperativa. Como fazer? Esta é a questão colocada”, destaca Lula Morais.
Programação
Módulo II – Dia 08/10
Tema 1:Panorama da degradação e desertificação do Ceará
Palestra: Francisco Roberto Bezerra Leite – FUNCEME
Tema 2: Recuperação das áreas degradadas no Ceará
Palestra: João Bosco de Oliveira – consultor do SDA e Josualdo Justino Alves – EMATERCE
Secretária: Enilima Braid – IBAMA
Módulo III – Dia 10/10
Tema 1: Plano de ação estadual de combate à desertificação – estágio atual
Palestra: Liduína Carvalho Costa – SRH
Tema 2: Projeto de lei: preservação e combate à desertificação do estado do Ceará
Palestra: Deputado Estadual Lula Morais
Secretário: Cláudio Ricardo Gomes de Lima – CEFET
Módulo IV – Dia 22/10
Tema 1: Experiências, monitoramento, no combate à desertificação no Ceará
Palestra: José Gerardo Bezerra e Marta Celina – UFC
Tema 2: Experiências do Prodema
Palestra: Wládia P. V. de Oliveira – UFC
Secretários: Arilo Veras – SEMACE e Fernando e. B. Almeida – PM de Itaitinga
Módulo V – Dia 29/10
Tema: Atuação da Sociedade Civil
Mesa redonda: ASA – FETRAECE – MST – ESPLAR – Instituto Sertão – Instituto Carnaúba – C. E. Aroeira – Associação Caatinga – APRECE
Secretário: Rodrigo César V. P. de Souza – Instituto Sertão
Fonte: www.lulamorais.com.br