Brasil é o convidado de honra da Feira do Livro chilena
O presidente da Câmara Chilena do Livro, Eduardo Castillo, disse que o Brasil será o convidado de honra da 27ª edição da Feira Internacional do Livro de Santiago, que será inaugurada no próximo dia 23 de outubro.
Publicado 17/10/2007 14:14
“O Brasil tem dois lados: por um lado, a dificuldade aparente de um país com outro idioma, mas simultaneamente essa conexão com a população do Chile, que é enorme. Com o Brasil há um carinho gerado ao longo do tempo pelas riquezas de sua cultura, pelo que nos provoca, por seus laços de todo o tipo”, disse o empresário.
Mais de 20 escritores brasileiros irão a Santiago com o secretário executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira, que abrirá pela primeira vez um Seminário sobre Planos Nacionais de Leitura no Mercosul, do qual participarão representantes do bloco regional.
Serão realizadas também videoconferências diretas com a Feira do Livro de Porto Alegre, que começa dia 26. “Estaremos em discussões com profissionais e autoridades do Brasil, e aqui teremos participantes da Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile”, disse Castillo.
O Brasil é o quarto convidado especial da Feira que, em suas versões anteriores, contou com a presença da União Européia (2003), México (2004), Espanha (2005) e Peru (2006).
Segundo Castillo, a Câmara Chilena do Livro acredita que a feira “será uma tribuna de escritores emergentes, chilenos e estrangeiros, uma tribuna aberta a todos”. Durante a edição 2007 ocorrerão cerca de 300 atividades culturais que incluem apresentação de livros, debates, fóruns, shows e espaços dedicados às crianças.
Fonte: Ansa Latina