Defesa Civil apresenta Plano Preventivo
O prefeito Serafim Corrêa assinou nesta terça-feira, 16, o decreto que institui o Plano Preventivo da Defesa Civil – PPDC que regulamenta as ações do poder público visando prevenir situações difíceis e agir
Publicado 17/10/2007 16:29 | Editado 04/03/2020 16:13
O plano reúne ações preventivas, emergenciais de socorro, assistenciais e recuperativas. A proposta é evitar e minimizar os prejuízos humanos e materiais. “Em momentos de crise o secretário não tem que ficar correndo atrás das outras secretarias para viabilizar as soluções para esse tipo de problema”, disse o secretário da Semdec Antonio Carlos Marques. “Ainda trabalhamos de forma muito voluntária. Com o plano as ações estarão ordenadas e cada um vai saber o que deve fazer”, complementou.
A Semdec é a secretaria responsável por coordenar e supervisionar o PPDC. Para garantir a estrutura do plano serão montados seis núcleos da Defesa Civil, cada um em uma zona da cidade: Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro-sul e Centro-Oeste. Além dos núcleos haverá coordenação setorial com as demais secretarias e apoio de Organizações não Governamentais e de órgãos estaduais e federais (Corpo de Bombeiros, Sistema de Proteção da Amazônia – Sipam, Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet, Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais – CPRM e Instituto Brasileiro de Maio Ambiente e dos Recursos Naturais renováveis).
Para melhor atender à demanda, a Defesa Civil capacitou 260 agentes voluntários e outros 300 agentes mirins (de 12 a 14 anos) que vão atuar tanto com sensibilização quanto nos momentos de crise. A Semdec conta com 154 servidores e 40 estagiários.
Como parte da programação da Semana de Defesa Civil foram entregues certificados “Amigos da Defesa Civil” à secretários, subsecretários, deputados, veículos de comunicação e instituições federais. Ente eles a deputada federal Vanessa Grazziotin, a vereadora Lúcia Antony, o Deputado Estadual Wilson Lisboa e todos do PCdoB-AM. Na ocasião houve ainda a assinatura simbólica do termo de adesão ao serviço de voluntários da Defesa Civil (Semdec) e a entrega de certificados a 153 voluntários qualificados pelo órgão. A voluntária Joésia Freire representou o grupo.
Ainda na terça-feira à noite, aproveitando as comemorações dos 338 anos de Manaus, os voluntários entraram em ação na Feirinha do Tururi, que funciona no estacionamento do Vivaldo Lima, e distribuíram panfletos sobre as ações da Defesa Civil e como agir em caso de desastres e acidentes. Hoje o mesmo trabalho será realizado em vários pontos da cidade, inclusive nos terminais de ônibus 1, 2, 3 e 4.
A Semdec encerra a programação no sábado, 20, com o projeto Ação de Cidadania no bairro de Santa Etelvina (Zona Norte), onde colocará à disposição da população serviços odontológicos, palestras sobre saúde bucal, kits odontológicos, atendimentos médicos e farmacológicos, vacinas contra a febre amarela e antitetânica e a emissão de carteira de trabalho e de identidade.
A Semana Municipal de Defesa Civil tem como principais objetivos conscientizar e orientar a comunidade através de material publicitário e ações educativas, além de orientar a comunidade para observar, minimizar e reagir com rapidez em situações de risco.
Antonio Carlos enfatiza que a principal intenção da realização da semana é informar à população sobre as ações preventivas que podem ser realizadas para evitar desastres naturais. “Além, é claro, de procurar esclarecer sobre as atividades desenvolvidas pela Semdec”.
De Manaus
Chris Reis