Habitafor inicia processo de Regularização Fundiária do Bairro Ellery

Mais uma comunidade vê o sonho do papel da casa ser iniciado. Dessa vez, 52 famílias do conjunto habitacional Vila Ellery, na Secretaria Executiva Regional I (SER I), serão beneficiadas com o processo de Regularização Fundiária pela Prefeitura de Fortalez

O processo teve início com uma reunião realizada na noite de ontem, terça-feira (16), na Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Vila Ellery. O coordenador da Célula de Regularização Fundiária da Habitafor, Leonardo Barreto, esteve junto à comunidade para informar como anda o processo dessa área e tirar eventuais dúvidas dos moradores desse conjunto.


 


 


Das 52 famílias que ali moram desde 1.986, 49 estavam representadas na reunião de ontem. Mesmo lutando há muito tempo para receber o papel da casa, muitos não sabiam a real situação judicial em que se encontra o conjunto atualmente. Localizado no quadrilátero das ruas Almeida Filho, Raquel Holanda, Esmeralda e Tenente Lisboa do bairro Ellery (SER I), o habitacional se encontra parte em terreno privado e parte em terreno da União.


 


 


Leonardo Barreto explicou para os moradores que, nos dois casos, a Prefeitura de Fortaleza, através da Habitafor, já está trabalhando para solucionar a questão o mais rápido possível. “Quanto à parte do terreno que é privada, já estamos negociando com o dono do mesmo o valor justo para ambas as partes, agilizando o processo de regularização fundiária dessas 30 famílias. Já as 22 famílias restantes que possuem suas moradias em terreno da União não precisam se preocupar. A prefeitura está em negociação com a Gerência Regional da União para um acordo favorável à realização do processo”, acrescentou Leonardo.


 


 


Prova da preocupação da prefeitura em entregar o papel da casa é a antecipação do atendimento dessa demanda do OP. Aprovada nas assembléias desse ano, para ser executada no ano de 2008, a demanda do Vila Ellery está sendo iniciada ainda em 2007 para agilizar o processo e garantir o direito à moradia digna dessas 52 famílias em breve.


 


 


Para a dona de casa Rosineide de Oliveira Ramos, moradora do conjunto há 14 anos, as famílias estão confiantes de que receberão logo o papel da casa. “Nossa luta é antiga, mas as gestões municipais passadas nunca olharam por nós. Com essa gestão, que está sempre preocupada com a habitação de Fortaleza, todos nós estamos acreditando novamente que vamos receber o documento das nossas casas”, declarou ela.


 


 


A equipe da Habitafor estará na comunidade na próxima sexta-feira (19) para iniciar o preenchimento do cadastro das famílias. Em todo o município de Fortaleza, existem atualmente, em ação pioneira na cidade, 30.000 ações de Regularização Fundiária em andamento. Exemplo disso são os processos do Grande Pirambu, com mais de 8.000 famílias que serão beneficiadas, e de 28 conjuntos habitacionais construídos em regime de mutirão em gestões municipais anteriores, que terão mais de 2.000 famílias tendo seu direito à moradia digna garantidos através do papel da casa.


 


 


Do bairro Ellery, Márcia Ximenes