Lula Morais propõe debate sobre tarifas bancárias

O deputado Lula Morais solicitou a realização de uma audiência pública para debater o aumento exorbitante da cobrança das tarifas bancárias. A audiência acontecerá na próxima segunda-feira, 22 de outubro, às 9 horas no Plenário 13 de Maio da Assembléia Le

Na ocasião estarão presentes representantes do Grupo de Trabalho sobre Tarifas Bancárias, da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, que tem como único representante cearense o deputado federal Chico Lopes.


           


 


Em 1994, a arrecadação bancária, relativa às taxa, tarifas e encargos, representava 6,5% da receita, em 2006 passou a representar quase 20%. Em matéria publicada no Jornal O Povo, em 08 de agosto, é destacado o crescimento de 734% do valor arrecadado pelos bancos nos últimos 12 anos. Somente no primeiro semestre deste anos,  o Banco Bradesco lucrou 4 bilhões.


           


 


Para o deputado Lula Morais, as instituições bancárias não podem cobrar valores que não condizem com o tipo de serviço oferecido. Muitos consumidores, nem sabem o porquê de tais descontos em seus extratos bancários, pois o debito é feito automaticamente, sem aviso. “A cobrança das tarifas não podem ocorrer em detrimento ao consumidor”, destaca o deputado.


           


 


Entre os convidados estão: representante do Banco Central, Decon, Procon- Fortaleza, Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, Associação dos Defensores Públicos do Ceará, Núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar da UFC, Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE, da Câmara Municipal e da Defensoria Pública, além da  ONG  Vida Brasil e outras entidades ligadas a tema.


 


Fonte: www.lulamorais.com.br