Lula Morais propõe debate sobre tarifas bancárias
O deputado Lula Morais solicitou a realização de uma audiência pública para debater o aumento exorbitante da cobrança das tarifas bancárias. A audiência acontecerá na próxima segunda-feira, 22 de outubro, às 9 horas no Plenário 13 de Maio da Assembléia Le
Publicado 19/10/2007 15:49 | Editado 04/03/2020 16:37
Na ocasião estarão presentes representantes do Grupo de Trabalho sobre Tarifas Bancárias, da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, que tem como único representante cearense o deputado federal Chico Lopes.
Em 1994, a arrecadação bancária, relativa às taxa, tarifas e encargos, representava 6,5% da receita, em 2006 passou a representar quase 20%. Em matéria publicada no Jornal O Povo, em 08 de agosto, é destacado o crescimento de 734% do valor arrecadado pelos bancos nos últimos 12 anos. Somente no primeiro semestre deste anos, o Banco Bradesco lucrou 4 bilhões.
Para o deputado Lula Morais, as instituições bancárias não podem cobrar valores que não condizem com o tipo de serviço oferecido. Muitos consumidores, nem sabem o porquê de tais descontos em seus extratos bancários, pois o debito é feito automaticamente, sem aviso. “A cobrança das tarifas não podem ocorrer em detrimento ao consumidor”, destaca o deputado.
Entre os convidados estão: representante do Banco Central, Decon, Procon- Fortaleza, Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, Associação dos Defensores Públicos do Ceará, Núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar da UFC, Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE, da Câmara Municipal e da Defensoria Pública, além da ONG Vida Brasil e outras entidades ligadas a tema.
Fonte: www.lulamorais.com.br