Conferência do PCdoB de Florianópolis acontece sábado (27)
A Conferência Municipal do PCdoB de Florianópolis acontece neste sábado, dia 27, a partir das 13 h no Centrosul, na Baia Sul, centro da capital. A conferência discutirá assuntos ligados ao projeto político que norteará os trabalhos dos comun
Publicado 25/10/2007 16:28
Ousadia para Mudar
Construir um projeto de desenvolvimento socialmente justo, ecologicamente responsável e economicamente viável para um novo rumo à Florianópolis
1. O PCdoB vem mantendo uma cadeira na Câmara Municipal de Florianópolis desde 1988, sempre com atuação destacada. Todos os mandatos comunistas foram amplamente aprovados pela população e realizaram importantes ações políticas e legislativas, sempre comprometidas com os anseios populares e o projeto de transformação e justiça social. Há uma tendência clara de crescimento qualitativo e quantitativo na ação dos Mandatos do PCdoB, contribuindo para o crescimento do Partido. O mandato da Vereadora Angela Albino demonstra esta realidade, a par de uma legislatura difícil, de enormes desafios, constituiu-se na principal referência de esquerda na cidade e está sendo decisivo para o atual momento de êxitos do PCdoB, em especial, do seu processo de expansão, com a filiação de dezenas de novas lideranças.
2. Nas eleições municipais de 2000, o PCdoB lançou o nome de sua vereadora, à vice-prefeita na coligação formada por PPS, PC do B e PDT, chegando em 2º lugar, atrás da candidata do PP que ganhou no primeiro turno, e à frente da candidatura do PT. Revelando a justeza da tática eleitoral, a capilaridade social e a capacidade de intervenção política da militância do Partido.
3. No caminho que vem sendo pavimentado ao longo do tempo, o PCdoB adquiriu razoável prestígio no cenário político de Florianópolis. Os resultados eleitorais do Partido, tendo como expressão de suas propostas a dirigente sindical Angela Albino, foi exitoso. Nas eleições de 2004, o PCdoB dobrou o número de votos para a Câmara de Vereadores e mais uma vez participou indicando o candidato a vice – prefeito na chapa com o PT. Em 2006 conquistou a primeira suplência na Assembléia Legislativa, e a segunda maior votação nominal em Florianópolis, com mais de 13 mil votos, à frente de candidatos tradicionais no município, sendo a candidatura a assembléia legislativa mais votada na parte continental da cidade.
4. Os resultados obtidos expressam o amadurecimento e da política do PCdoB em Florianópolis, o abnegado trabalho militante , a construção de um Mandato Popular ligado aos movimentos sociais. Estes e outros fatores foram decisivos para massificar as propostas do PC do B, que foram levadas com abnegação, coerência, convicção e capacidade da nossa vereadora Angela Albino, o que a consolidou como grande liderança de esquerda na cidade.
5. O PC do B busca consolidar entendimentos, com amplas forças políticas e sociais, no sentido da implementação de um novo projeto de desenvolvimento para Florianópolis. Constituir uma ampla frente de Partidos e movimentos, para reafirmar o pensamento de esquerda e ampliar o campo progressista e democrático.
6. Em Florianópolis, o novo projeto de desenvolvimento é a alternativa de poder às decadentes concepções políticas e sociais das oligarquias, que se alternam na administração do Município. Há elementos suficientemente colocados no cenário político da cidade para mudanças. A derrota política dos setores conservadores, em conseqüência da Operação da Polícia Federal “Moeda Verde”, é de sentido histórico e político, dada a dimensão e conteúdo profundamente relacionado ao obsoleto, caráter de governança, baseado na corrupção sistemática e no proselitismo.
7. O novo projeto de desenvolvimento surge do rompimento com velhas práticas políticas e pela ampliação de atitudes de caráter democráticas, sociais e populares. Será fruto de ampla unidade e luta entre Partidos Políticos, movimentos sociais organizados, amplas Instituições representativas de setores produtivos e da sociedade civil.
8. Uma aliança de caráter político-social, mudancista e unitária, com o objetivo imediato de conquistar o governo municipal para administrar a cidade de Florianópolis no sentido de implementar reformas subtraindo a atual visão atrasada que rebaixa o papel econômico de Florianópolis, degrada o seu meio ambiente e é socialmente excludente.
9. As condições objetivas do atual estágio da luta política em Florianópolis, colocam a Vereadora do PCdoB, Angela Albino, na condição de capitanear esse grande projeto alternativo à disputa Amin versus Berger. Uma candidatura baseada na construção de um outro projeto de desenvolvimento para a cidade, elemento fundamental para rearticulação do campo popular. A Candidatura deste campo pode conquistar uma faixa do eleitorado que rejeita as famílias Amin e Berger.
10. A eleição para o Legislativo Municipal é parte fundamental da disputa pela Prefeitura de Florianópolis. Para as condições de implementação de um projeto avançado, dinamizador das grandes transformações necessárias à cidade. Para isso é indispensável ampliar a representação parlamentar do PCdoB na Câmara dos Vereadores, assegurando uma bancada de Vereadores comprometida com o projeto de mudanças.
11. Essa ousadia do PCdoB, em propor a ampliação de sua representação na Câmara Municipal e contribuir para a eleição de novas lideranças, amplia significativamente suas forças para cumprir seus objetivos.
12. O amplo debate democrático nos organismos de base dirigentes do PCdoB sobre a construção de uma forte chapa de candidatos e candidatas à câmara de vereadores, é parte integrante deste projeto ousado.
Outubro de 2007
Partido Comunista do Brasil – Florianópolis
Leia aqui o documento para a Conferência Estadual