Estância Velha (RS): PCdoB define pré-candidatura a prefeito
Os comunistas de Estância Velha, município do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, deram mais uma vez exemplo de organização e mobilização na conferência partidária realizada no sábado (20). Foram mobilizados mais de 200 filiados no processo.
Publicado 25/10/2007 16:43
Machado, que foi reeleito presidente municipal do partido, tem se notabilizado por um trabalho que dinamizou o turismo no município e região, além de ter se consolidado como uma das mais importantes lideranças da política local. Estância Velha conta também com dois vereadores comunistas: Carlito Borges e Nelcindo de Castro.
Para a vice-presidente do PCdoB, Gisele Bitencourte, o partido já acumulou prestígio e experiência suficientes para apresentar projeto para a cidade. Salientou também que a definição é pela apresentação de chapa completa de candidatos à Câmara de Vereadores.
Crescimento
A Conferência do PCdoB de Estância Velha apresentou dados muito positivos. Um deles foi a quantidade de mulheres que participou do processo de mobilização: foram 104, contra 100 homens. A presença feminina também foi marcante na composição da nova direção: 57% dos 23 membros do Comitê Municipal de Estância Velha eleito são mulheres, e 43% homens.
Outra conquista foi a expressiva renovação alcançada na nominata de direção e a presença de jovens. A normatização da Conferência em Estância Velha determinou quantidade mínima de 28% de jovens no diretório. Esta meta foi extrapolada e chegou a 30%.
Para Machado foi mais uma vez vitoriosa a conferência dos comunistas de Estância Velha, como já ocorreu em oportunidades anteriores. O destaque, segundo o dirigente, está na forte presença da juventude, das mulheres e trabalhadores. “Estamos aí para reafirmar que é preciso lutar pelas mudanças que o povo precisa, por isso a participação política é fundamental”.
O encontro elegeu 29 delegados e 10 suplentes à Conferência Estadual do PCdoB, em novembro. A parte cultural do evento contou com a exibição do filme “Araguaya, Conspiração do Silêncio”.
O encontro foi prestigiado por diversas lideranças políticas. Entre elas a deputada federal, Manuela (PCdoB); o deputado estadual, Raul Carrion (PCdoB); o Prefeito Municipal, Euvir Desiam (PT); a presidente do PTB, Angela Marmitt; o presidente municipal do PT, José Farello; o presidente municipal do PP, Sérgio Schöroer; a presidente municipal da União Brasileira de Mulheres (UBM), Neila Becker (Mana) e o presidente da União da Juventude Socialista (UJS), Carlos Teixeira.
De Porto Alegre,
Clomar Porto