Audiência vai debater reflorestamento
Para tratar do tema Política sustentável de reflorestamento e sistemas agro-florestais, a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional realiza amanhã, 30 às 14h, audiência pública
Publicado 29/10/2007 18:50 | Editado 04/03/2020 16:13
Foram convidados Leonel Graça, chefe de gabinete da Secretaria de biodiversidade e florestas do Ministério do Meio Ambiente; Márcio Silveira Armando, biólogo da Embrapa transferência de tecnologia; representante do Ministério da Fazenda; representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário; representante do Banco da Amazônia; e representante do governo do estado do Amazonas.
De acordo com a deputada Perpétua, nos últimos anos mais de 550 mil km2 foram desflorestados na Amazônia Brasileira, criando condições para o desequilíbrio ambiental e questionamentos sobre as ações de desenvolvimento regional. “Estudos apontam que durante os últimos 20 anos o desflorestamento e a queima da biomassa causaram mudanças significativas nos ciclos de água, energia, composição de nutrientes e composição atmosférica”, explica.
Os deputados Eduardo e Vanessa solicitaram que seja os convidados possam também prestar esclarecimento sobre a viabilidade econômica, ambiental e social de sistemas agro florestais, experiências exitosas e formas de fomento. “Buscar modelos produtivos que permitam ao mesmo tempo ser ambientalmente sustentável e gerar renda necessária para dignificar a vida no campo, exige alternativas que contrasta com a monocultura exótica praticada em extensas regiões do Brasil. No modelo habitual, o que se oferece ao pequeno produtor, é um estreito caminho que ora lhe coloca refém do mercado, ora do fornecedor de sementes e demais insumos em face do uso intensivo na correção e fertilização de solo”, finalizam.
Diovana Miziara
Ascom CAINDR