Entidades formam coletivo de jovens mulheres

No último sábado (27), os amazonenses deram mais uma mostra do laço de irmandade entre a União da Juventude Socialista (UJS) e a União Brasileira de Mulheres (UBM). Durante uma plenária ocorrida na Universi

No último sábado (27), os amazonenses deram mais uma mostra do laço de irmandade entre a União da Juventude Socialista (UJS) e a União Brasileira de Mulheres (UBM). Durante uma plenária ocorrida na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), fundaram o Coletivo de Jovens Mulheres, que funcionará com a orientação de ambas organizações.


 


Fartamente discutida durante a semana na direção da UJS, o coletivo nasce de uma necessidade de intensificar a bandeira do movimento de mulheres no seio da juventude. A partir criação do coletivo, a idéia é filiar cada vez mais jovens mulheres a fim de se desenvolver quadros políticos que fomentem esse debate nas escolas, universidades e demais espaços onde a presença da juventude é massiva.


 


E o processo de ampliação já começou de forma significativa. Em pleno ritmo de construção do congresso da UBM, cuja data está prevista para os dias 15, 16 e 17 de novembro, as secretárias de formação e a de mulheres da UJS, Neide Pinheiro e Maria das Neves, respectivamente, juntamente com a militante da UBM, Mauren Teixeira, realizaram palestras em quatro escolas da rede estadual e filiaram mais de 200 jovens e adolescentes, que, a partir de então, devem estar vinculadas a esse coletivo.


 


Quem se sintetiza bem o caráter do Coletivo de Jovens Mulheres é o secretário de Juventude do PCdoB-AM, Cristian Barnnard. “Será uma organização com a linha política da UBM e com o ímpeto e a irreverência da juventude”, explica.


 


Durante a plenária, formaram a direção do coletivo e escolheram as delegadas para a etapa estadual do congresso da UBM. Nesse processo, vale destacar a indicação de Mauren para a coordenação geral do coletivo e, também, de Rayane Souza, que apesar da pouca idade (14) foi nomeada para a direção na pasta de movimento estudantil secundarista e eleita umas das delegada para o congresso.


 


Anderson Bahia
UJS/AM