Sindicalistas Potiguares realizam 1° Encontro da Central dos Trabalhadores do Brasil/RN
Reunidos nesse final de semana na sede da FETARN, trabalhadores de vários ramos do sindicalismo brasileiro, como Petroleiros, trabalhadores dos Correios; Têxteis; Confecções; Calçados; Educadores; Servidores Públicos Municipais, Estaduais e Federais; trab
Publicado 03/12/2007 13:19 | Editado 04/03/2020 17:08
A mesa de abertura contou com a presença de representantes da CSC, João Oliveira e da SSB, Rinaldo Sampaio; do vice-presidente da FETARN, Zé Ferreira; alem do presidente da Força Sindical e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Francisco Beato, ainda prestigiaram o ato o dirigente do PCdoB, Carlos Albérico e do PSB, David Lemos.
Em sua saudação, Zé Ferreira, afirmou que a Federação dos Trabalhadores Rurais do RN e a Contag apóiam todas as correntes políticas, mas que infelizmente a CUT não retribui esse apoio, pois foi essa central que incentivou e divisão do movimento sindical rural ao aceitar a fundação das FETRAF´s e da CONTRAF. Zé Ferreira convocou todos os socialistas, democratas, nacionalistas a construírem a CTB, compreendendo que a nova central representará os trabalhadores do campo com mais unidade e gratidão, pois 28% da população brasileira esta no campo, por isso a CTB deve buscar no seu dia-dia a unidade de todos os trabalhadores.
Em nome do PSB, David Lemos lembrou da luta histórica dos trabalhadores contra o capital, e a posição de Marx, na construção da Liga Nacional dos Trabalhadores da França, procurando associar essa experiência com a atual conjuntura brasileira, onde elegeu e reelegeu Lula, um operário, presidente da República, reforçando que na luta pela construção da CTB, o PSB esta presente e dedicado.
Rinaldo Sampaio, representante da SSB, anunciou que a corrente socialista realizou Encontro Nacional Extraordinário, onde deliberou pela saída da CUT e a incorporação dos sindicalistas na construção da CTB, compreendendo que só com povo na rua é que o governo Lula vai avançar ns mudanças que o Brasil precisa.
O Sindicalista Francisco Beato, da Força Sindical, defendeu a unidade dos trabalhadores através das centrais sindicais, demonstrando que o Brasil ainda é muito injusto, onde os trabalhadores da construção civil constroem grandes projetos luxuosos, mas não tem acesso a linhas de financiamento para a casa própria.
Falando pela CSC, o educador João Oliveira, iniciou a sua intervenção pedindo um minuto de saliêncio pelo aniversário da morte do dirigente da CSC e trabalhador rural, Jacó Neto. João Oliveira em sua intervenção defendeu que a CTB tenham como um dos seus princípios a luta pela democracia e pelo socialismo. João Oliveira também apresentou o documento Manifesto do “Movimento Por Uma Central Classista e Democrática” afirmando que esse movimento integra o processo de recomposição do movimento sindical brasileiro.
O encontro também registrou os sindicatos que já aprovaram a sua retirada da CUT e a participação na CTB, como é o caso do Sindicato dos Servidores públicos de Parnamirim –SINTSERP, presidido pelo classista, Jocelin Bezerra, o primeiro a sair da CUT e a aprovar a participação na CTB, seguido pelos Sindicatos dos Calçados, que realizou 2 assembléias para debater com a base essa nova opção e o Sindicato das Costureiras e Alfaiates, que realizou 3 assembléias para deliberar e a provar a nova filiação.
O sindicato dos Bancários também deliberou pela saída da CUT, através de plebiscito, realizando em dois momentos, onde a CSC na primeira consulta foi a favor da permanência na CUT, quando a proposta teve 65% de aprovação e agora na segunda consulta, sendo contra a permanência, aprovando a saída da CUT por 75% dos bancários. No Sindicato dos Bancários o debate será mais acirrado, pois sua direção sindical é dirigida pelo PSTU que sonha em ter o sindicato ligado a Conlutas.
Nos Sindicatos dos Petroleiros e nos Trabalhadores dos Correios, a CSC está se preparando para pautar essa discussão para em breve colocar essas entidades oficialmente ligadas a CTB.
No evento foi registrada ainda a presença do Secretário de Estado de Apoio a Reforma Agrária, Canindé de França e do Coordenador da Região Metropolitana, George Câmara, além de lideranças do movimento estudantil da APES, da UBES, da UJS e da JSB que participaram do evento registrando inclusive que o Congresso Estadual da Apes, ocorrido no final de semana passado, aprovou por aclamação o apoio da entidade à fundação da CTB.
A ultima pauta do encontro foi a eleição da bancada de sindicalistas potiguares que irão para Minas Gerais participar do Congresso Nacional de fundação da CTB, aprovando o envio de um ônibus de trabalhadores do campo e de cidade para ta empreitada.
De Natal (RN), Jan Varela.