Mapa da eleição petista favorece Berzoini
O Diretório Nacional do PT divulgou nesta quinta-feira (6) os resultados do PED (Processo de Eleição Direta) de domingo. A disputa mais concorrida, para a presidência do partido, vai para segundo turno dia 16, entre Ricardo Berzoini e Jilmar Tatto. O m
Publicado 06/12/2007 20:48
Confira o mapa ao lado. Berzoini perdeu para Tatto por quase 5 mil votos em São Paulo, maior colégio eleitoral petista. Já se esperava, pois ali, na Região Metropolitana da capital, fica o reduto da família Tatto, e também de sua principal apoiadora, a ex-prefeita Marta Suplicy.
No entanto, fora de São Paulo Tatto só chegou em primeiro no Mato Grosso do Sul, e obteve um honroso segundo lugar em Minas Gerais. Foi o bastante para superar José Eduardo Cardozo na disputa do segundo lugar, por 3.746 votos contados. Mas a votação concentrada representará um problema no dia 16.
Berzoini e a área de expansão do PT
Já Berzoini foi o primeiro em 22 das 27 seções estaduais petistas. Exceto a Bahia, arrasou no Nordeste, nova área de expansão da sigla da estrela, potenciada pela popularidade do governo Lula. Também ganhou folgado em todo o Norte, inclusive no Pará, onde a governadora Ana Júlia apoiou Cardozo. Ganhou em Minas e no Rio, terceiro e quarto colégios do PED. E chegou em segundo em São Paulo.
Com isso, o atual presidente do PT é visto como o favorito no segundo turno. A possibilidade de uma virada de Tatto dependeria de um movimento de todos os descontentes com o antigo Campo Majoritário, hoje rebatizado CNB (Construindo um Novo Brasil). É duvidoso que essa unidade se produza, em especial no eleitorado de José Eduardo Cardozo.
Cardozo, candidato da chapa Mensagem ao Partido e herdeiro da proposta originalmente de refundação do PT, lançada em 2005 pelo hoje ministro Tarso Genro, ganhou com folga no Rio Grande do Sul, segundo maior colégio e reduto também da DS (Democracia Socialista), que integrou a chapa da Mensagem. E chegou em primeiro também no pequeno colégio do Espírito Santo.
Walter Pomar, da chapa A esperança é vermelha (Articulação de Esquerda)foi o mais votado na Bahia, o segundo em Pernambuco e outros colégios menores. Antes mesmo de concluída a apuração, anunciou que entrava em campanha pela vitória de Tatto.
Veja abaixo os números finais dos quatro primeiros colocados no primeiro turno petista.