Encine implanta laboratórios de comunicação em escolas públicas

A Encine desenvolve o conceito de comunicação educativa e, através de uma aliança com outras instituições, implanta Laboratórios de Comunicação em escolas públicas do Ceará.

Unir comunicação e educação para proporcionar à comunidade escolar uma reflexão sobre aprendizagem e sobre o próprio espaço social. A Encine lança na próxima quinta-feira, 13 de dezembro, às 17h30, os Laboratórios de Comunicação Educativa (LACE). A inauguração do primeiro LACE do Ceará acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Álvaro Costa, que fica na Av. Vicente de Castro, 6074 – Mucuripe.


 


 


O LACE é uma metodologia de ensino-aprendizagem por meio da arte e da comunicação com foco no processo dialógico professor-aluno. Atualmente, 30 professores e 90 alunos de três escolas públicas municipais estão participando de formações que estão sendo realizadas pela Encine e pelo projeto de extensão da UFC TVez – Educação para o Uso Crítico da Mídia. Os encontros visam oportunizar a reflexão e produção de metodologias e produtos de ensino por meio dos processos comunicacionais para a abordagem dos conteúdos escolares.


 


 


Segundo Ives Albuquerque, coordenador geral da Encine, o conceito do projeto se baseia nas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e nas idéias de educomunicação e mídia-educação que a ONG, ao longo de seus quase 10 anos, desenvolveu para o que chamou de comunicação educativa. “O que o LACE está propondo é facilitar o diálogo entre alunos e professores para que esse diálogo traga mudanças no campo educacional que acabam refletindo no campo comunicacional de cada uma dessas escolas”, defende Ives.


 


 


Com os professores, o objetivo é trocar conhecimentos sobre a experiência educativa de suas escolas e conhecer as possibilidades de fazer diálogo no espaço escolar usando as TICs. Com os estudantes, possibilitar o conhecimento das TICs e com elas produzir comunicação como: jornais, web rádio, web TV, desenhos animados, vídeos documentários, fotos, entre outras possibilidades dentro do LACE.


 


 


Além de estimular o diálogo na sala de aula, o projeto, que se baseia na Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, possibilita o surgimento de um ambiente de interação nas escolas públicas, que passam a refletir sobre suas próprias comunidades. “O trabalho não visa apenas produzir material para sala de aula, mas religar processos culturais, artísticos e comunicativos com o processo educacional em si, no sentido de tornar a construção do conhecimento mais próxima da comunidade e do cotidiano dessas crianças e jovens”, informa.


 


 


A inovação do projeto não está apenas no conceito, mas também nas parcerias estabelecidas. Juntamente com a Associação Curumins e com o Projeto de Extensão TVez, coordenado pelas Professoras Inês Vitorino (Depto. de Comunicação-UFC) e Luciana Lobo (Depto. de Psicologia-UFC); a Encine formou a Aliança Comunicação Educativa. Uniram-se à essa aliança as prefeituras de Fortaleza, Maracanaú e Maranguape, que através de suas respectivas secretarias de educação, tornaram a realização do projeto possível.


 


 


O setor privado também foi fundamental para a efetivação do projeto. Por meio do Programa Coelce Educação, via Lei Rouanet, a Coelce dá suporte financeiro para a implantação dos LACEs nas primeiras três escolas. Para Conceição Rodrigues, gerente de comunicação da Coelce, “investir em educação é mais que uma responsabilidade social, é um investimento em um futuro com mais justiça social e fortalecimento da cidadania”, conclui.


 


 


Além de ampliar o conceito do espaço educativo como espaço de vida e cultura, os LACEs vão criar outra forma de comunicação de massa fundada não apenas na recepção, mas também na produção de comunicação por parte dos jovens e professores participantes do projeto.


 


 


Mais informações com Ives Albuquerque, coordenador geral da Encine e Gecíola Fonseca, gerente de comunicação da Encine, pelos telefones (85) 3262-5356 | 8841-8999 | 8784-3305; e com a Profa. Inês Vitorino, do Depto. de Comunicação Social da UFC.


 


 



Fonte: ENCINE