MST ocupa fazenda improdutiva em Valença, no Rio de Janeiro

A Fazenda São Paulo em Valença foi ocupada, no dia 8, por 100 famílias organizadas pelo MST. A ocupação faz parte da estratégia do MST para acelerar o processo de desapropriação da área que já se encontra em estágio avançado. Falta apenas o Poder Judiciár

Esta é a segunda vez que o MST ocupa o local. A primeira vez foi em agosto de 2005, mas o proprietário conseguiu a reintegração de posse da área. Desde então, as famílias viviam acampadas às margens da BR-393. Com a ocupação da área pelos Sem Terra, na área, que ficou improdutiva durante muitos anos, será utilizada para produção de alimentos saudáveis.



“Depois desse despejo, vínhamos cobrando, junto ao Incra, que ele terminasse logo o processo de desapropriação da fazenda, já que é uma área improdutiva. Por isso, essa reocupação, no sentido de agilizar esse processo, para assentar essas famílias, que estão desde 2005 na beira da estrada”, disse Luciana Miranda, dirigente do MST.


O MST mantém atualmente a ocupação de outras quatro fazendas no sul do estado do Rio: em Valença, Resende, Quatis e Barra do Piraí.