Sem categoria

Redução de desamatamento é elogiada em Bali

O ministério do Meio Ambiente divulgou na última semana, na conferência sobre meio ambiente em Bali (Indonésia), os dados que mostram nova queda no desmatamento na Amazônia. Segundo o ministério, o ritmo de redução da mata caiu pelo terceiro ano consecuti

Entre agosto de 2006 e julho de 2007, a Amazônia perdeu uma área de 11.224 quilômetros quadrados, segundo o programa de monitoramento por satélite da região (Prodes).



Embora internamente houvesse no governo uma expectativa de uma queda ainda maior, o número revela uma redução de 20% em comparação com o ano anterior e eleva o total acumulado de cortes do desmatamento nos últimos três anos a quase 60%.



A notícia foi bem recebida por delegações que acompanham a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) em Bali, na Indonésia.



“Isso mostra que as políticas aplicadas na Amazônia pelo governo do Brasil estão surtindo efeito e podemos usar esse formato como um dos modelos para aplicar em outras regiões do planeta que também enfrentam o problema do desmatamento”, afirmou o chefe da delegação da Comissão Européia em Bali, Artur Runge-Metzger.



Ambientalistas também aplaudiram o resultado da política brasileira para a Amazônia, mas fizeram um alerta: se o plano do Brasil não for revisado e ampliado, esses três anos de queda podem ser comprometidos.