Sem categoria

Dirigente da coalizão de Lugo, do Paraguai, visita PCdoB

O secretário de relações internacionais do Movimento Popular Tekojoja, do Paraguai, Ricardo Canese visitou hoje pela manhã, o Comitê Central do PCdoB, em seu primeiro compromisso ao chegar em São Paulo, desde Assunção.

Ele foi recebido por Ricardo Abreu, do secretariado do Partido e por Ronaldo Carmona e Rubens Diniz, da Comissão Internacional. Os três são também diretores do Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz).


 


O Paraguai será o proximo país sul-americanos a eleger um novo presidente. O Tekojoja é o movimento ao qual pertence o ex-bispo Fernando Lugo, um dos três principais candidatos a presidente do pais. Os outros dois são a colorada situacionista Blanca Ovelar e o general da reserva Lino Oviedo, este também de oposição, mas à direita.


 


Canese contou aos comunistas brasileiros a situação pré-eleitoral no Paraguai. Ressaltou as propostas programáticas de Lugo visando realizar uma reforma agrária no país e a idéia de organizar o Estado e aumentar seu protagonismo. Defendeu também a necessidade de ajustes no contrato bilateral sobre a usina de Itaipu.


 


O dirigente paraguaio alertou para dois riscos para as forças de esquerda nas eleições do país: a ameaça de impugnação pelos colorados, que controlam a justiça local, partidarizada – o que provavelmente convulsionaria o país – e as possibilidades de fraude, cujo precedente, lembrou, foi a derrota da oposição liberal na década de 1990, logo após o fim da ditadura de Stroessner.


 


Ricardo Abreu manifestou a solidariedade dos comunistas brasileiros a candidatura de Lugo, representante das forças progressistas do Paraguai. Recordou a política do presidente Lula de apoiar o desenvolvimento das regiões menos desenvolvidas da América do Sul. Por fim, manifestou a importância de o Paraguai se somar à tendência progressista e democrática em curso na região.