Em 2007, mais reconhecimento para o Megafone!

Depois de ter sido, em dezembro de 2006, o primeiro e único programa de televisão da região Norte/Nordeste a receber o selo de Especialmente Recomendado para Crianças e Adolescentes (concedido pelo Ministério da Justiça), o Megafone! recebe

Em novembro, o projeto foi um dos agraciados com o Prêmio Escola Viva, parte do prêmio Cultura Viva – 2007. De acordo com o Ministério da Cultura, “o Prêmio Escola Viva tem como objetivo premiar Pontos de Cultura, Pontões, Redes de Pontos ou organizações vinculadas às Redes, que possuam iniciativas envolvendo ações intencionais de ensino e aprendizagem”. De 200 iniciativas selecionadas do edital do Cultura Viva, 110 foram contempladas.


 


 



Também foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, criado pela Fundação Itaú Social e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para reconhecer e estimular o trabalho de organizações que contribuam para a educação integral de crianças e adolescentes brasileiros de 6 a 18 anos em condições de vulnerabilidade socioeconômica, estimulando seu ingresso, regresso, permanência, aprendizagem e participação na escola. Na etapa de seleção de semifinalistas, segundo o regulamento do Prêmio, foram selecionados até cinco projetos de cada porte (micro, pequeno, médio e grande) por regional.


 


 



O Megafone!, que é realizado conjuntamente há seis anos por profissionais e jovens da ONG Encine, em parceria com a TV Ceará e o Centro Cultural Banco do Nordeste, é o fruto de um processo que se inicia com o curso de formação ARCOS – Arte Comunicadores Sociais, que dura em média dois anos e tem por objetivo principal a reflexão social e política de jovens na perspectiva da promoção dos direitos humanos e a vinculação com a educação pública, usando para isso os meios de comunicação e as linguagens artísticas. Neste processo, eles desenvolvem sua expressividade e comunicação, além de construírem noções sobre história da arte, vídeo, fotografia, design, teatro, filosofia, sociologia, direitos humanos, cidadania etc. Os jovens redatores, produtores, câmeras, apresentadores e editores (de idades entre 14 e 21 anos, alunos de escolas públicas) já produziram mais de 100 edições de Megafone.



 



Como resultado do último curso ARCOS realizado pela Encine, os jovens produziram, além do Megafone, três vídeos documentários, com o objetivo de mostrar um pouco do bairro Papicu (onde a sede da Encine está localizada) através de um dos símbolos do bairro e adjacências, o riacho Maceió, e de dois personagens conhecidos que residem no bairro: o sapateiro Alves e o músico Babau do Pandeiro. O vídeo “Amigo do pobre, conhecido do rico” – que conta a história de um sapateiro que encontrou na poesia e nos desenhos pintados nos muros uma forma de se expressar e fazer arte – foi premiado como melhor vídeo no III Festival Latino-Americano de Curtas-Metragem de Canoa Quebrada e como melhor vídeo-documentário no 6º Nóia (Festival Brasileiro de Cinema e Vídeo Universitário). Neste último, também recebeu o Prêmio Banco do Nordeste de Incentivo ao Cinema Universitário.



 



As ações desenvolvidas pela Encine são orientadas pela práxis educativa freiriana, não considerando o jovem como mero “público alvo” das produções da mídia ou receptores passivos de conteúdos, mas como seres capazes de construir conhecimentos, de agir com a autonomia necessária a uma inserção mais atuante na sociedade, incentivando sua capacidade de produção, através da reflexão e do diálogo. Os jovens, partindo de sua própria realidade, de seus contextos sócio-históricos, de suas próprias escolhas e práticas, analisam e vivenciam como as mensagens e gêneros da mídia são formados e passam a produzir uma comunicação própria, crítica e criativa. Além disso, as ações da Encine objetivam construir uma nova forma de fazer comunicação desatrelada dos interesses comerciais e preocupada com a construção de uma sociedade autônoma e sustentável, uma vez que todos os produtos comunicacionais são produzidos por cidadãos e cidadãs que têm voz, idéias, desejos e direito à comunicação. Por isso, essas premiações são o reconhecimento de um trabalho sério de profissionais e jovens que acreditam na importância da comunicação e da educação para a promoção e a efetivação da cidadania.


 
 



O Megafone! é exibido aos domingos (14:00) e reprisado aos sábados (16:00) – TV Ceará (canal 5) 


 


 


Fonte: Encine