Sem categoria

Manchester United é o mais poderoso na mídia

O clube de futebol inglês Manchester United, é o clube com maior poder midiático do mundo, de acordo com um estudo sobre o impacto das equipes e de seus jogadores na imprensa, elaborado pela Universidade de Navarra e pela Universidade Internacional da Cat

A pesquisa, publicada nesta quarta-feira (19) calcula o valor de jogadores e equipes pelo grau de adesão dos torcedores de todo o mundo através da internet e de notícias que geram na imprensa durante um período de tempo determinado.



Segundo a mesma pesquisa, o brasileiro Ronaldinho Gaúcho teve uma desvalorização de 14 milhões de euros (cerca de R$ 38 milhões) no período de um ano.



Em 2008 seu passe era cotado em 80 milhões de euros (aproximadamente R$ 210 milhões). Atualmente, o jogador custa 66 milhões (R$ 180 milhões). A queda também reflete o mau momento vivido pelo atleta no Barcelona.



O estudo foi elaborado pelos estudantes Francesc Pujol e Pedro García. Eles criaram um sistema que supostamente mede a popularidade do jogador (entre os torcedores) e sua notoriedade (na imprensa).


 
Agora, o jogador mais valorizado do mundo é o português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, que há um ano ocupava o 21.º lugar. O inglês Wayne Ronney, também do Manchester, aparece em segundo, enquanto o astro David Beckham, mesmo jogando no Los Angeles Galaxy, segue em quarto lugar.


 
O badalado campeão inglês substitui na lista de “times midiáticos” o Real Madrid, que saiu da primeira posição da lista em relação ao ano passado. A equipe espanhola caiu para a quarta posição. Já o Barcelona passou de segundo para terceiro, e o Chelsea foi de quarto para segundo. O quinto é o Milan.


 
 Confira os cinco primeiros da lista


1º) Manchester United – ING
2º) Chelsea – ING
3º) Barcelona – ESP
4º) Real Madrid – ESP
5º) Milan – ITA