Mortes por dengue hemorrágica aumentam cinco vezes na cidade do Rio

Dos 81 casos de dengue hemorrágica registrados este ano no município do Rio de Janeiro, 20 terminaram em morte, cinco vezes mais que no ano passado. Em 2006, das 37 pessoas contaminadas, quatro morreram. A dengue hemorrágica é o tipo mais grave da doen

Até o último dia 17, 22 mil pessoas contraíram dengue na cidade do Rio, segundo a prefeitura. O número é cerca de 60% maior que o registrado no ano passado. As regiões mais afetadas são Campo Grande e Jacarepaguá, na zona oeste da cidade.



A superintendente de Vigilância e Saúde do Rio de Janeiro, Meri Baran, diz que os casos de dengue se agravam a cada ano. “A gente está observando que existe uma mudança de comportamento, os casos são mais graves e a gente tem um aumento de óbitos”, observa.



Segundo Meri, a incidência de casos é maior em crianças porque elas são mais sujeitas a pegarem a doença. ''Com o passar dos anos, como existem vários tipos de vírus circulando, nos já tivemos muitas epidemias desde 1986, então o que vai ocorrendo é que os adultos ficam imunizados e as crianças que nascem são suscetíveis'', afirma.