Sem categoria

Oscar Niemeyer: 100 anos de luz

Dezembro é um mês especial para os brasileiros. No dia 15, um dos maiores nomes da intelectualidade nacional, Oscar Niemeyer, comemorou seus 100 anos. Pensando em suas realizações, que marcaram a arquitetura brasileira e mundial, em suas idéias igualit

Por Ana Rocha*



A festa dos 100 anos de Oscar Niemeyer foi tão democrática e despojada como o próprio Oscar. Não tinha convite formal, nem lista na entrada. Fomos na certeza de que seríamos bem-vindos e com a vontade de que não poderíamos perder  esse momento histórico.


 


Da minha parte, que tantas vezes fui ao seu escritório, e aprendi a admirar esse gigante da arquitetura, mas acima de tudo uma fonte de lição de humanidade, não me perdoaria ficar ausente desse momento significativo.


 


Ao entrar na Casa das Canoas, projetada pelo próprio Oscar, fervilhando de gente que entrava e saía, a emoção tomou conta ao ver aquela figura sentada, bebendo champanhe e recebendo os cumprimentos dos amigos, parentes e admiradores. Políticos, escritores e artistas cumpriam o mesmo ritual de sentar ao lado do mestre para lhe dar os parabéns.
      


O ambiente só ficou agitado com a chegada de Chico Buarque e sua mãe, Maria Amélia de 99 anos. O clique das fotos se intensificaram e todos se aproximaram para ver os dois mestres juntos.


 


Mais de 400 pessoas foram dar parabéns a Oscar Niemeyer. Dentre elas os comunistas Ana Rocha, Jandira Feghali, Luciana Santos (Prefeita de Olinda) e Orlando Silva (Ministro do Esporte). Oscar reconheceu e agradeceu suas presenças.


 


*Ana Rocha é membro da Comissão Política do PCdoB e presidente regional do Partido no Rio de Janeiro.