31,6% dos vôos têm atraso no 1° sábado da alta temporada
A Infraero registrou até as 21 horas deste sábado (22) 31,6% de atrasos superiores a uma hora e 6,8% de cancelamentos no total de 1.507 vôos programados. Foi um início problemático para a alta-temporada, que começou na sexta-feira, embora o diretor de ope
Publicado 22/12/2007 22:33
Sobre os vôos em Brasília terem registrado ao longo do dia taxas de atraso de cerca de 40%, o brigadeiro explicou em nota que este índice “deve-se ao fato de Brasília ser um hub, ou seja, sofre os reflexos dos vôos do sul e do norte do país”.
A previsão da Infraero é que o fluxo de passageiros diminua no domingo (23), e ainda mais nos dias 24 e 25 de dezembro. “O retorno dos passageiros será parcelado por conta das férias, mesmo havendo um fluxo maior próximo ao ano novo”, disse o diretor.
Overbooking ataca outra vez
O aumento do número de pousos e decolagens nos aeroportos de todo o país, em decorrência das comemorações de fim de ano, agravou os transtornos na hora de embarcar, inclusive a prática do overbooking (venda de mais passagens do que a capacidade de assentos da aeronave) por parte das empresas aéreas.
Retirado da fila de check-in no Aeroporto de Brasília, Bruno Magalhães Costa, que viajaria de manhã para Salvador, no vôo 3566, da TAM, procurou em vão resolver a situação de overbooking. “Fui retirado da fila de check-in e colocado em uma fila de espera maior ainda. O vôo foi encerrado, preencheram as vagas e estou no aeroporto sem conseguir embarcar”, reclamou ele.
Orientado por fiscais da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Bruno procurou a sede do órgão em busca de informações. Segundo ele, em casos de overbooking ou de cancelamento, a Anac diz que a empresa aérea pode optar por fazer a compensação oferecendo crédito, hospedagem, alimentação e transporte. Para Bruno, tais medidas não devem ser vistas como benefícios. “Se o passageiro pagou a passagem, tem direito de embarcar. A empresa remanejar ou dar hospedagem e almoço não é nada mais que obrigação dela. Não há compensação nisso”. Segundo Bruno, as medidas tomadas pela Anac para prevenir ou minimizar problemas nos aeroportos ainda precisam ser revistas.
Apesar dos atrasos e longas filas, a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, afirmou neste sábado que ''ninguém vai passar o Natal ou o réveillon no aeroporto''. Em entrevista ao canal GloboNews, Solange disse que a alteração na malha aérea prevista na Operação Verão, adotada na última sexta causou confusão para as companhias aéreas. E também atribuiu ao mau tempo atrasos registrados em alguns aeroportos.
Da redação, com agências