China usa internet no combate à corrupção
O recém-Criado Birô Nacional de Prevenção da Corrupção (BNPC), criado pelo governo chinês, lançou nesta terça-feira (18) o seu site oficial na internet. Interativo, o endereço permite que o público envie mensagens, forneça informações e opine sobre o func
Publicado 22/12/2007 12:24
O BNPC foi criado oficialmente em 13 de setembro último. Ma Wen, ministro da Supervisão, está à frente da direção do organismo. Sua programação inclui o estudo de diferentes métodos visando melhorar os sistemas de prevenção da corrupção, assegurar o seu bom funcionamento e coordenar as iniciativas de prevenção adotadas pelos diferentes órgãos, disse Ma na cerimônia de lançamento do Birô.
No momento de sua fundação, a China sofria o impacto de uma série de escândalos de corrupção, que derrubaram um bom número de dirigentes de alto escalão. Entre eles figurava o ex-diretor de Administração do Estado e de Produtos Alimentares e Farmacêuticos, Zhen Xiaoyu, e o então kíder do PCCh em Xangai, Chen Liangyu.
O BNPC foi encarregado da tarefa de reunir e analisar informações vindas de fontes como o sistema bancário, o uso da terra, a saúde e as telecomunicações, entre outros, e partilhar suas conclusões com as instituições pertinentes. Estes incluem os órgãos judiciários, tribunais e autoridades jurídicas, entre outros. Mas o Birô não participa de investigações em torno de casos particulares.
O endereço do site (em chinês) é http://yfj.mos.gov.cn e seu e-mail é [email protected]
Fonte: Diário do Povo Online (http://french.people.com.cn)