Programas envolvem idosos na melhoria da saúde

O programa ¨Venci o tempo, vencerei a dengue¨ é uma parceria da Secretaria da Saúde do Estado com o Corpo de Bombeiros que envolve a terceira idade na vigilância doméstica do mosquito Aedes aegypti. Já o programa ¨Saúde, bombeiros e cidadania¨ é desenv

Criado há dois anos, o programa ¨Venci o tempo, vencerei a dengue¨ é uma parceria da Secretaria da Saúde do Estado com o Corpo de Bombeiros que envolve a terceira idade na vigilância doméstica do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.O programa já funciona em 60 municípios, com 250 núcleos de idosos espalhados pelo Estado. Capacitados em dengue por técnicos da Sesa, 220 bombeiros atuam como monitores, orientando os 50 mil idosos participantes do projeto sobre os cuidados com o mosquito dentro de casa. Cada idoso assume o controle da dengue na sua casa e na vizinhança, gerando efeito multiplicador.


 


O principal objetivo do programa ¨Venci o tempo, vencerei a dengue¨ é promover a mudança de atitude das pessoas no combate à dengue, com o controle do Aedes aegypti nas residências. E é a terceira idade que está contribuindo, com o trabalho voluntário de educação em saúde, para promover a mudança. Cada idoso participante do projeto tem responsabilidade de visitar e acompanhar 10 residências na vizinhança, orientando como acabar com os focos do mosquito em depósitos que acumulam água. Pesquisas já realizadas pela Sesa mostram que em 90% dos casos os focos são encontrados dentro de casa.


 


Já o programa ¨Saúde, bombeiros e cidadania¨ é desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros. Para mobilizar, tirar os idosos do sedentarismo e ao mesmo tempo resgatar a auto-estima, grupos de bombeiros desenvolvem atividades físicas em praças e outros equipamentos públicos. Todas as manhãs, logo cedo, em vários bairros de Fortaleza e outros municípios do Estado há turmas de idosos e bombeiros fazendo atividades físicas.


 



 
Fonte: SESA