Prefeitura preparou grande logística para o Réveillon
Os cidadãos que participarão das festas de réveillon promovidas pela Prefeitura de Fortaleza no aterro da Praia de Iracema, Barra do Ceará, Messejana e Conjunto Ceará contarão com toda uma operação de logística especialmente montada para garantir tranq
Publicado 27/12/2007 12:24 | Editado 04/03/2020 16:36
A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) disponibilizará 400 guardas municipais para garantir a manutenção da ordem, sendo 300 atuando somente na área da Praia de Iracema, que também contará com salvamento aquático. A operação será iniciada às 7 horas do dia 30 de dezembro, se estendendo até às 19 horas do dia 1º de janeiro de 2008. “No Réveillon do ano passado, não registramos nenhuma ocorrência de segurança grave e esperamos repetir o mesmo desempenho neste ano. Será novamente uma festa pacífica”, afirmou o diretor geral da Guarda Municipal, Arimá Rocha.
Uma novidade que assegurará ainda mais segurança para a população é a instalação, pela Prefeitura, de 33 câmeras de vídeo-monitoramento na área do aterro, que possibilitará a identificação de possíveis atos criminosos. Haverá ainda a contratação de mais 200 seguranças privados. A Polícia Militar (PM) disponibilizará também 460 homens do seu efetivo para as festas da Prefeitura, sendo 300 destinados à Praia de Iracema.
A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) preparou uma operação especial de trânsito e melhorou a iluminação pública no entorno dos locais das festas. O presidente da AMC, Flávio Patrício, informou que tudo foi pensado com o objetivo de melhorar as condições de mobilidade para quem vai participar das festas.
Ao todo, no Aterro, principal concentração em Fortaleza, 78 agentes de trânsito estarão trabalhando a partir da madrugada do dia 31 de dezembro até o final da festa, prevista para as 3h do dia 1º. “Esperamos que os cidadãos optem por táxis ou transporte coletivo para se deslocar até a festa”, ressaltou Patrício. A avenida Historiador Raimundo Girão e parte da Beira Mar ficarão totalmente interditadas para o fluxo de veículos a partir das 15h30 do dia 31. Vias de acesso, entre Ildefonso Albano e Rui Barbosa também serão bloqueadas.
O superintendente da Etufor, Ademar Gondim, afirmou que um dos maiores objetivos da operação especial é garantir o acesso de quem quer participar da festa. O trajeto das linhas de ônibus que trafegam pela Historiador Raimundo Girão será remanejado, com o acréscimo de mais 60 ônibus extras. Haverá trechos especialmente destinados para o estacionamento de táxis. Além disso, a tarifa social (de apenas R$ 1) para os usuários de transporte coletivo vigorará nos dias 30, 31 de dezembro e 1º de janeiro.
A limpeza urbana é outro ponto que será reforçado. O superintendente da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana de Fortaleza (Emlurb), Ronivaldo Maia, informou que 125 garis estarão a postos para garantir os serviços de varrição no aterro. Outros 45 garis ficarão disponíveis para as festas dos bairros e mais 20 para a Praia do Futuro. “Também ampliamos o número de lixeiras de concreto e contêineres para incentivar a população a não jogar lixo na rua”.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza