Mobilizações marcam o Dia da Mulher

As entidades que promovem o movimento de mulheres em Pernambuco começam a se preparar para comemorar o Dia Internacional da Mulher, lembrado no próximo dia 08 de março. A União Brasileira de Mulheres (UBM), através da sua representação aqui no estado, est

“A idéia é não só se socializar e promover encontros para comemorar o Dia da Mulher. É inserir a mulher nas discussões sobre assuntos que afetam, diretamente, a vida dela”, disse a coordenadora estadual da UBM, Márcia Ramos. A movimentação já começa na tarde desta sexta-feira (07), quando acontece uma passeata unificada envolvendo trabalhadoras rurais e urbanas, além de todas as entidades que trabalham com o movimento.


 


A concentração para a passeata será na Praça Osvaldo Cruz, a partir das 15h30. O percurso compreende toda a Avenida Conde da Boa Vista até o Palácio do Governo. Na ocasião, uma pauta de reivindicações sobre políticas públicas para as mulheres será entregue ao governador do Estado, Eduardo Campos.


 


No sábado (08), um grande café da manhã com panfletagem será montado no Mercado de São José. Logo após, acontece uma marcha até o Parque 13 de Maio, onde atividades culturais animam o dia. Na segunda-feira (11), pela manhã, a UBM vai percorrer os principais pontos de ônibus da cidade, abordando as pessoas para falar sobre a questão da violência contra a mulher. Já às 18h30, no auditório da Assembléia Legislativa de Pernambuco, o debate “A participação política da mulher nas reformas” discute as atuais reformas do Governo Federal. “Com este debate, a gente quer saber o que interessa às mulheres a reforma política ou a tributária, por exemplo”, comentou Márcia Ramos.


 


Segunda a coordenadora estadual da UBM, as atividades para comemorar o Dia Internacional da Mulher se entendem por todo o mês, o que faz de março o “Mês da Mulher”. “Nós temos atividades até o dia 29”, argumentou. Márcia acredita que, desta maneira, as ações acabam caindo no gosto popular e, de acordo com ela, “quando isto acontece, fica marcado no calendário e no inconsciente das pessoas”.


 


EM OLINDA – as mulheres também mostrarão sua forma e presença nas ladeiras da cidade histórica. Às 9h, da sexta-feira (07), uma passeata promovida pela Prefeitura de Olinda e o Coletivo Mulher Vida vai percorrer algumas ruas do município, da Praça do Fortin ao Bairro Novo. À tarde, com a colaboração da Fundarpe, acontece um grande show em frente ao Palácio dos Governadores, sede do governo municipal. A atração principal é a cantora Nena Queiroga.


 


No sábado (08), a Praça do Carmo recebe uma feirinha de antiguidades que trará expositores de Recife e Olinda. Além disso, um pequeno pólo gastronômico será montado no local.



 
Mas, o evento maior de Olinda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher acontece mesmo na segunda-feira (10). É que neste dia, será realizado um café da manhã com as servidoras municipais, no Clube Atlântico, e logo em seguida será inaugurada a sede do Conselho Municipal da Mulher.


 


O conselho, que já existe há um ano, contou com a ajuda do secretário de Políticas Sociais de Olinda, Roberto Franca, e ganhou um local fixo para suas instalações. O Conselho da Mulher de Olinda vai funcionar num espaço anexo ao Centro de Referência da Mulher Márcia Dangremon, que fica na Rua do Sol, 349, bairro do Carmo. “O Conselho não está ligado ao Márcia Dangremon, mas do ponto de vista político será uma grande parceria. Pois, teremos condições mais favoráveis de prestar um bom atendimento às mulheres”, analisou a representante da UBM em Olinda, Avani Santana.


 


Do Recife,
Daniel Vilarouca.