Camaragibe no combate à tuberculose
A Prefeitura de Camaragibe, comandada pelo prefeito João Lemos (PCdoB/PE), através da Secretaria de Saúde, está intensificando, neste mês de março, o combate à tuberculose no município. As ações acontecem nos postos do Programa Saúde da Família (PSF) e no
Publicado 17/03/2008 18:18 | Editado 04/03/2020 16:59
Os agentes de saúde de Camaragibe estão espalhando cartazes e distribuindo panfletos orientando a população para os sintomas e os riscos da tuberculose. Este é um tipo de ação que já vem sendo desenvolvida há dois anos pela Prefeitura da Cidade, mas que periodicamente é intensificada para garantir o bem estar dos moradores. “Com este tipo de iniciativa, nós estamos conseguindo diagnosticar mais cedo e curar com mais eficácia os casos da doença no município”, afirmou a coordenadora de Tuberculose de Camaragibe, Alania Damásio.
De acordo com a coordenadora, o cidadão que estiver com tosse há mais de três semanas pode procurar qualquer um dos postos do PSF na cidade ou o Centro de Saúde Antônio Luiz de Souza, o popular Centro de Saúde do Bairro Novo, que receberá o atendimento necessário. “Este paciente passa pelo exame de baciloscopia e recebe o tratamento pelo PSF, que cobre quase 96% do território de Camaragibe, ou pelo Centro de Saúde, que é referência neste tipo de doença”, comentou Alania.
Ela disse ainda que, a cada quatro meses, é realizada uma reunião com os agentes de saúde para avaliar os indicadores de tuberculose no município. “Isso nos ajuda a identificar quais são os bairros onde ainda existem casos da doença ou onde ela foi erradicada”, falou.
No dia 25, uma série de atividades culturais serão realizadas no Mercado Público de Camaragibe. Alania disse que estas atividades são realizadas em diferentes pontos da cidade sempre que há uma nova ação de prevenção à doença. Segundo ela, esta é uma maneira de envolver a população no combate à tuberculose e alertá-los para os riscos da doença.
Localização:
– Centro de Saúde Antônio Luiz de Souza
Rua Antônio Luiz Gonzaga, 68 – Timbi/Centro
Do Recife,
Daniel Vilarouca