Parque Zoobotânico de Teresina é boa opção de lazer no feriado
Compreendendo uma área verde de 137 hectares com 170 animais e 57 espécies, o Parque Zoobotãnico reabriu esta semana e está pronto para visitação neste feriado da semana santa. Uma das grandes novidades é a trilha ecológica criada para levar os visitan
Publicado 19/03/2008 12:52 | Editado 04/03/2020 17:02
No Zoobotãnico os visitantes podem encontrar animais curiosos como o hipopótamo, macacos, araras, cutias, tigre, jaguatirica, urso, suçuaranas, onça e leão. A reforma deu nova imagem ambientação ao quiosques na praça de alimentação e a primeira casa construída no parque, a ''Fazenda Porto do Centro'' – que no passado foi a casa sede da família Galdino.
Na ocasião da solenidade de reabertura do parque, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a SEMAR e o SETUT – Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Teresina, que tem por objetivo a cooperação técnica entre as partes visando à execução de um Programa de Educação Ambiental a ser desenvolvido no Parque Zoobotânico a fim de despertar na comunidade escolar o respeito à natureza, estimular o espírito crítico e participativo em crianças e jovens para a preservação e conservação da natureza, objetivando a construção de uma sociedade sustentável.
Conheça o Parque Zoobotânico de Teresina
No Parque Zoobotânico de Teresina, estão classificados mais de 170 animais, sendo 57 espécies entre mamíferos, aves e répteis, além de uma flora riquíssima. A área se aracteriza pela formação de floresta semidecídua e, eventualmente ocorre uma faixa mais xérica dessa floresta, o que se deve a pouca profundidade do lençol freático.
A classificação da floresta em semidecídua dá-se pelo grau de deciduídade foliar do conjunto florestal, onde os vegetais perdem parte das folhas em certos períodos do ano. Fisiologicamente as espécies desse tipo de floresta são caracterizadas por árvores altas, de troncos longos e copas amplas, esgalhadas. Margeando o rio Poti, ocorre uma vegetação típica de mata ciliar, já bastante rarefeita. No geral, podemos considerar que a área do Parque Zoobotânico apresenta espécies florestais com adaptações xeromórficas, espécies do cerrado, da caatinga e espécies endêmicas. Como destaque ocorre uma vegetação secundária mista em bom estado de preservação, com a presença de palmáceas e leguminosas.