Roda de samba em Olinda
Acontece no próximo domingo (06), a primeira apresentação do projeto “Negrosambasim”, promovido pela União de Negros pela Igualdade (Unegro) de Pernambuco. A idéia é que, a cada primeiro domingo do mês, novos convidados participem de uma roda de samba org
Publicado 31/03/2008 18:39 | Editado 04/03/2020 16:59
“A Unegro precisava de uma atividade mais geral, na qual a gente unisse num só lugar as várias entidades que fazem o movimento negro na Região Metropolitana do Recife”, explicou o representante da Unegro, Eron Santos.
Ele comentou que o “Negrosambasim” surgiu a partir de um outro projeto cultural chamado “Negro na rua”, quando várias atividades culturais chamavam a atenção da população para a cultura negra. “Mas, aí a gente percebeu que existem poucos pólos de samba na Região Metropolitana e decidimos investir nisso. Fazendo o samba de raiz. Como se era dançado nos terreiros de umbanda”, disse.
Segundo o representante da Unegro, realizar o “Negrosambasim” em Olinda é muito importante, pois a cidade tem uma raiz negra bastante significativa com os maracatus e afoxés. “Assim como São Paulo tem a Rua do Samba, nós queremos ampliar esta cultura do samba no estado”, enfatizou.
Nesta primeira apresentação, os convidados serão Jorge Riba e o grupo Fino do Samba. Eles contam ainda com as participações especiais de Ramos Silva e Dona Selma do Samba. Antes da batucada começar, uma roda de capoeira saúda o público do Mercado da Ribeira. “Neste domingo, nós teremos o grupo de capoeira Abaúna, mas a cada apresentação do ‘Negrosambasim’, traremos, além do samba, uma manifestação cultural diferente como o côco e até o hip hop”, comentou Eron Santos.
O “Negrosambasim” acontece neste domingo (06), a partir das 15h, no Mercado da Ribeira, em Olinda. A entrada é gratuita. As próximas edições do projeto já estão agendadas para os dias 04 de maio e 08 de junho.
Do Recife,
Daniel Vilarouca