PCdoB consegue apoio de Alencar contra aumento dos juros
O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, levou a preocupação do Partido com a expectativa de aumento da taxa de juros ao vice-presidente da República, José Alencar. Em conversa na tarde/noite desta terça-feira (8), em Brasília, Rabelo conseguiu a
Publicado 08/04/2008 19:49
O líder comunista destacou que, em função da expectativa de que na próxima reunião do Copom, nos dias 16 e 17 deste mês, seja definido um aumento da taxa de juros, “esse é o momento decisivo para o próprio rumo do desenvolvimento do país”, acrescentando que “aumentar juros é um sinal que pode frear desenvolvimento”.
O vice-presidente leu o artigo que Renato Rabelo publicou no Vermelho, sob o título “Aumento dos juros é desnecessário e nefasto ao crescimento'' e concordou com ele de que a elevação dos juros pode desmanchar o que já se alcançou no País. “O que se ambiciona é um desenvolvimento mais permanente, não um vôo de galinha como ocorreu em outras ocasiões”, comparou Rabelo.
O Presidente do PCdoB disse que encontrou em Alencar apoio para a campanha que o Partido pretende desenvolver, por meio das inserções de TV, de eventos e material publicitário como folder, adesivos, bottons etc, para alertar a opinião pública sobre o que representa o aumento dos juros e suas consequências para o desenvolvimento do país.
Entre as muitas desvantagens elencadas pelo líder comunista para a elevação de juros é o risco da especulação contra o real. “O real muito valorizado valoriza mais ainda lá fora onde os juros estão caindo, e os especuladores adquirem moeda em países com juros baixos e compram a nossa moeda e ganha diferença, o que representa grande especulação contra o real”, explica.
Nesta quarta-feira (9), Renato Rabelo volta a discutir o assunto, desta vez em reunião com a bancada do Partido na Câmara.
De Brasília
Márcia Xavier