Sem categoria

Começa em Havana Encontro Hemisférico de Luta contra TLC

Dirigentes e ativistas sociais de diversos países participam do 7.º Encontro Hemisférico de Luta contra os Tratados de Livre Comércio, que começou nesta quarta-feira (9) no Palácio das Convenções, na capital cubana. ''Na reunião proporão a integração d

O encontro será encerrado na sexta-feira (11), com a convocatória do Capítulo Cubano da Aliança Social Continental, integrado por 22 organizações e instituições acadêmicas e associações de profissionais.



Os debates focalizam a situação atual dos Tratados de Livre Comércio com os Estados Unidos e a União Européia, além de avaliar a situação da Organização Mundial do Comércio nas negociações multilaterais, aponta a fonte.



A dívida externa e os atuais mecanismos financeiros de dominação figuram entre os temas a serem debatidos, além das atuações do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.



Especial atenção será dada à repercussão do Banco do Sul como instituição, surgida dos novos esforços de integração na América Latina, e a Rede em Defesa da Humanidade exporá a identidade e a relação da luta dos povos contra os tratados de livre comércio.



O economista cubano Osvaldo Martínez, presidente da Comissão dos Assuntos Econômicos do Parlamento, antecipou que a reunião se pronunciará contra as táticas do livre comércio.



Os Tratados de Livre Comércio são considerados pelos críticos como derivações da Alca pelos Estados Unidos na década de 1990, precisou a fonte.