Sem categoria

Funcionários de comissão eleitoral são presos no Zimbábue

Agentes da polícia local detiveram sete funcionários da Comissão Eleitoral do Zimbábue (ZEC, na sigla em inglês) que cometeram fraude ao favorecer o candidato da oposição, Morgan Tsvangirai, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (9) na s

Segundo a informação, os integrantes da ZEC desviaram cinco mil votos do presidente Robert Mugabe para a candidatura de Tsvangirai.



O organismo encarregado da apuração continua sem oferecer os resultados das eleições para a presidência, apesar da eleição ter sido realizada em 29 de março.



Os informes divulgados pela ZEC revelaram que o opositor Movimento para uma Mudança Democrática (MDC, na sigla em inglês) obteve a vitória na eleição legislativa para a Assembléia Nacional.



A oposição obteve 109 vagas contra 97 do partido no governo, a União Nacional Africana do Zimbábue – Frente Patriótica (ZANU-PF, na sigla em inglês), enquanto houve um empate no Senado, com cada um dos partidos conquistando 30 cadeiras.



O MDC exige que a Comissão Eleitoral informe imediatamente o resultados das eleições presidenciais e solicitou ao Tribunal Supremo que tome medidas em relação ao assunto.



Por sua vez, o ZANU-PF pede uma recontagem de votos, pois estima que foram cometidas manobras fraudulentas contra o partido.