PRB admite apoiar Jô Moraes na disputa em BH
Reportagem publicada no Jornal Hoje em Dia traz novos fatos sobre os entendimentos para a sucessão municipal em Belo Horizonte. O vice-presidente José Alencar admite publicamente apoiar o nome da deputada federal
Publicado 09/04/2008 14:44 | Editado 04/03/2020 16:52
O PRB poderá apoiar a candidatura da deputada federal Jô Moraes (PCdoB) para a Prefeitura de BH. A afirmação foi feita pelo vereador Ricardo Chambarelle (PRB), após reunião com o vice-presidente José Alencar, ontem em Brasília. Ambos apontaram o nome da deputada como forte para a corrida eleitoral e como alternativa, caso o PT não entre em consenso com a base aliada e firme acordo com PSDB para apoiar o nome do secretário Marcio Lacerda (PSB).
Alencar confirmou que o nome de Jô Moraes deve ser considerado, lembrando que o PCdoB participou de uma aliança nacional vitoriosa com PT e PRB em 2006. É óbvio que temos que examinar com apreço a candidatura da deputada”, avaliou. O vice-presidente informou que, nesta semana, se reunirá com Jô Moraes e o presidente do PCdoB, Renato Rabello. Amanhã, ele se encontrará com o governador Aécio Neves (PSDB) em Brasília. Ganhar ou perder é uma contingência natural, mas não podemos abrir mão de uma participação digna do partido”, concluiu.
Alencar garantiu que não é totalmente contra o nome de Lacerda, mas ressaltou que o diálogo é fundamental para a decisão. ½Não podemos abandonar quem faz parte da base aliada do Governo Lula. A decisão será tomada mais para frente, depois de todas essas reuniões”, disse. Chambarelle criticou o modo como está sendo negociada a aliança entre petistas e tucanos. ''Vemos a aliança de PT e PSDB como um modo não muito prudente de fazer política, principalmente em Minas. Nós do PRB, sequer, fomos convidados para discutir”, reclamou.
Segundo ele, a indignação levou o PRB a discutir com outros partidos uma forma de não sair em desvantagem. ''Conversamos com PTB, PPS e PCdoB. As mais produtivas foram com a deputada Jô Moraes. Estamos caminhando para, quem sabe, um futuro acordo. Discutimos a viabilidade dessa coligação”, revelou.
Publicado no jornal Hoje em Dia de 09/04/2008