Diário de um Comunista na Conferência do Conselho Mundial da Paz SEGUNDO DIA
A Conferência e Congresso mundial da Paz e Contra o Imperialismo é o maior desde o debacle ocorrido na antiga União Soviética. São, até agora, 500 participantes , 126 organizações, 82 países. A maior participação é a brasileira com 80 partici
Publicado 10/04/2008 11:51 | Editado 04/03/2020 16:43
Ontem e hoje a atividade principal é a realização da Assembléia do Conselho Mundial da Paz que são as organizações, como o nosso CEBRAPAZ.
Há no evento uma exposição de fotos com o título: '' CRIMES DO IMPERIALISMO CONTRA A HUMANIDADE''. Impressiona por dois motivos. Primeiro porque o governo responde duramente às ameaças e a falsas acusações do imperador Busch, segundo porque as fotos são dos crimes cometidos pelo Governo Americano com um desenho da estátua da liberdade segurando um fusíl e uma pergunta no final: ''¿QUIENES SONO LOS TERRORISTAS?'' È de arrepiar!
Ontem ainda foi feita uma reunião da delegação brasileira onde foram dadas várias explicações sobre o evento e reafirmada a importância deste grande evento e do esforço dos presentes.
Caracas é uma cidade grande, as ruas são largas, há varios museus, grandes parques, até caminhei hoje às 6h (7h e 30min. no Brasil), centros comerciais, não são Shopings, centros de eventos, centros de lazer. O Transporte mais avançado é o Metrô, que é muito barato. Paguei 50 centavos de bolivar forte por um trecho de ida e volta, que em Vitória (ES) não sairia por menos de R$ 3,20. Mas os ônibus, apesar de barato também, não são muitos bons. Sem precisão acho que o real vale quase dois bolivar forte, sendo que a moeda foi trocada recentemente. O bolivar teve um corte de três zeros e possou a chamar BOLÍVAR FORTE.
Há muita polícia na rua. Não sei se por causa do evento ou é comum. Mas há vários quiosques da polícia na rua e nos locais de grande concentração. Os policiais andam em dupla, todos de colete e de moto: Quase não vejo carro e sim muitas motos de polícia. Aqui a policia é chamada de metropolitana e de responsabilidade do município. Mas, pelas notícias, houve uma reestruturação da polìcia (uma lei nova).
Também hoje terremos uma visita aos programas sociais desenvolvidos pelo governo de Chaves e pela noite um grande ato de abertura com Comandante Chaves, que não foi possível ontem. Amanhá mando mais alvissareiras notìcias.
Vale um destaque para combativa delegacão dos camaradas Amazonas que percorreram 2.500 km de van, ela quebrou, e a viagem foi feita em 72 horas. Disciplina, dedicacao e perseverança são qualidades dos comunistas. Um viva aos camaradas do Amazonas! (E eu reclamando das 15horas de avião).
De Caracas,
*Anderson Falcão Azevedo, representante do CEBRAPAZ no ES.