Bahiagás investe em projeto inovador para o sistema ferry-boat
A Conferência da Indústria e Gás Natural e o Seminário Nacional de Energia e Meio Ambiente, promovidos pela Bahiagás, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia e a Universidade Federal da Bahia, que acontecem nos dias 9 a 11/4, no
Publicado 11/04/2008 20:40 | Editado 04/03/2020 16:21
Além de impacto ambiental, a medida poderá melhorar e muito a duração da travessia com repercussão na qualidade de vida da população da Ilha de Itaparica e de quem a visita. Três palestrantes falaram sobre o assunto no workshop “Uso do Gás Natural”: Sérgio Braga, do Instituto de Energia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Raphael Leão, da BR Distribuidora e Raimundo Santos, da TWB.
Desde 2002, o diretor do Instituto de Energia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e pós-doutorado pela Universidade de Purdue, de Indiana, nos Estados Unidos, Sérgio Leal Braga pesquisou a substituição do óleo diesel pelo gás natural em motores de combustão internos. ''A pesquisa mostrou que a utilização de gás natural diminui a emissão de CO2 e NOX, outro poluente que se forma em altas temperaturas'', afirma Sergio Leal Braga.n
A pesquisa do diretor do Instituto de Energia da PUC do Rio de Janeiro foi a solução encontrada pelas empresas Bahiagás, Petrobrás e TWB para melhorar o sistema ferry-boat. Com embarcações antigas que geram altos custos administrativos, a TWB fez a opção de trazer para Salvador uma embarcação moderna que pudesse aumentar o número de viagens e que oferecesse segurança e conforto para os usuários, além ser ecologicamente mais viável, produzindo uma energia mais limpa. Junto a esta novidade, foi colocado também o Projeto Diesel-Gás proposto por Sérgio Leal Braga.
O projeto propiciou que a embarcação seja mais ágil, podendo triplicar a capacidade do intervalo de travessia, comportando cerca de 600 passageiros e 200 automóveis. ''A nova tecnologia deverá servir para incrementar o desenvolvimento da Ilha de Itaparica e região. Nossa expectativa é que a nova embarcação comece a funcionar antes de julho'', garante o gerente geral da TWB, Raimundo Santos.
Quanto a segurança do transporte do combustível, o representante da BR Distribuidora, Raphael Leão, ressalta que a utilização será feita através de cilindro e a segurança é certificada pelo Inmetro. ''A norma utilizada é a mesma realizada na Europa'', finaliza.
Da redação local,
Fonte: Ascom Bahiagás