CEBRAPAZ Paraná entrega carta de Requião ao Conselho Mundial da Paz

O governador do Paraná, Roberto Requião se somou aos lutadores pela PAZ e enviou mensagem contundente de apoio a Conferencia e Congresso Mundial da Paz, que está sendo realizado em Caracas, Venezuela.

A carta foi entregue pelo membro e organizador do Fórum Social do MERCOSUL e membro do CEBRAPAZ Paranaense, Joel Benin e Francisco Franca (Kico), também do CEBRAPAZ.  A carta foi entregue ao presidente do Conselho Mundial da Paz, o Cubano Orlando Fundora, ao Deputado do Parlamento Andino e Secretário Geral do Comitê de Solidariedade Internacional, Yul Jabour e ao Prefeito de Caracas, Frede Bernau. Foi um momento emocionante.


 


Logo após a entrega, a presidente do CEBRAPAZ e recém eleita presidente do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, fez a leitura e arrancou aplausos emocionados da platéia mundial presente.


 


Na carta o Governador Requião faz importantes afirmações, demonstrando seu viés progressista e humanista. Disse que é preciso lutar e avançar, que não temos nada a perder a não ser as amarras que nos mantém atados ao subdesenvolvimento, à desesperança, à margem da vida. Nos faz lembrar uma famosa máxima de Kart Marx.


 


O governador destaca também que “não pode haver paz sem desenvolvimento, sem a eliminação da pobreza e da miséria. Não pode haver paz sem uma educação que forme cidadãos para vida. Não pode haver paz sem uma distribuição eqüitativa dos recursos do planeta, sem distribuição de renda e de riquezas, sem a garantia de condições mínimas de acesso à cidadania plena, e sem a eliminação do enorme abismo social que separa os ricos e pobres no mundo.”


 


Segue dizendo que “Não podemos e não nos cabe ser ingênuos. Como vamos lutar pela paz se um país, como os Estados Unidos, gastou até agora US$ 6 trilhões de dólares com a guerra do Iraque?”. “Certamente poderiam acabar com a fome do planeta.”


 


Finaliza o governador convidando a todos para o Fórum Social do Mercosul que será realizado entre os dias 26 e 28 de abril na cidade de Curitiba – capital do Estado do Paraná.


 


O Fórum Social do MERCOSUL é um evento que tem intensa participação dos movimentos sociais e conta em sua organização com o apoio do CEBRAPAZ paranaense.


 


O evento tratará de temas como: PAINEL DA ÁGUA, PAINEL DO PODER LOCAL, PAINEL PELA PAZ E SOBERANIA, DA AGENDA DOS TRABALHADORES PARA O DESENVOLVIMENTO, DA DEMOCRATIZACAO DOS MEIOS DE COMUNICACAO, DA SUPERACAO DO ANALFABETISMO, PLENÁRIA GERAL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. Já confirmaram presenças para o Painel pela Paz e Soberania a presidente do Conselho Mundial da Paz e Secretária de Justiça e Direitos Humanos do Pará, Socorro Gomes, o Deputado do Parlamento Andino e Deputado Venezuelano, Yul Jabour, Presidente do Movimento pela Paz e Solidariedade da Argentina, Rina Bertacine; o membro da Campanha pela Desmilitarização das Américas, o Paraguaio Orlando Castillo e a Coordenadora para América Latina do SERPAJ (Serviço de Paz e Justiça), a Uruguaia Ana Juache.


 


Direto de Caracas,


Joel Benin
Anderson Falcão