Sem categoria

É fácil comprar material bélico americano na Internet

Um relatório do Tribunal de Contas dos Estados Unidos expõe um problema cada vez maior para as Forças Armadas americanas, em que qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta, pode ter acesso a material bélico do país por meio dos sites de leilão.

Peças de caças F-14, colete à prova de balas, máscaras de oxigênio, ou óculos de visão noturna: qualquer um pode comprar o que quiser nesses sites, de acordo com o relatório.



Os investigadores do Government Accountability Office (GAO, um braço de apoio do Congresso dos EUA) realizaram sua investigação entre janeiro de 2007 e março de 2008. Fazendo-se passar por compradores, eles encontraram uma enorme quantidade de “fãs” dos materiais militares nas páginas de leilões online eBay, ou na Craigslist, muitos deles estrangeiros.



Os detetives disputaram no eBay duas antenas dos célebres aviões de combate F-14 e um uniforme de combate, além de diferentes acessórios, que permitiriam a qualquer pessoa se fazer passar por um militar americano, na Craigslist.



Na maioria dos casos, os equipamentos oferecidos tiveram sua origem no Exército, ou em serviços do governo e supostamente teriam sido roubados.