Jovens do Proed emocionaram Lula e Dilma em Duque de Caxias

No último dia de março o presidente Lula esteve em Duque de Caxias para lançar as obras do PAC. Porém, uma homenagem que ele recebeu passou desapercebido pela imprensa. Jovens do projeto de esporte para deficientes entregaram ao Lula e a ministra Dilma

O encontro, que ocorreu minutos após o lançamento do PAC, emocionou o presidente e a ministra. Em uma visita anterior, o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, também comemorou o sucesso do projeto.



O Proed (Programa de Esporte para Deficiente), da Prefeitura de Duque de Caxias, existe há dois anos em parceria com a Unigranrio, onde crianças são atendidas com seus familiares. O único projeto de esporte para deficientes da cidade é dirigido pela Diretora de Esportes da Fundec, Janaina Souto (na foto entre Lula e Dilma), dirigente do PCdoB daquele município.



Coube ao aluno Marcos transmitir as palavras dos integrantes do projeto. Foi um momento de emoção com agradecimento aos investimentos do PAC e um pedido de apoio ao projeto. Marcos ainda convidou o presidente a visitar o projeto para que todos os seus colegas pudessem conhecê-lo pessoalmente. “Lula, você é uma pessoa de bom coração e o melhor presidente que eu já conheci” – disse Marcos.



Para os coordenadores do projeto foi a oportunidade de realizar um sonho das crianças e a chance de fortalecer a luta de mães, crianças e professores. “A emoção tomou conta de todos. É muito gratificante conseguir chegar ao presidente Lula e proporcionar às crianças e suas famílias essa oportunidade, que dificilmente ocorreria sem a realização do projeto e do Movimento Mulheres de Fé. Ao sair da sala do presidente, as mães que esperavam seus filhos estavam emocionadas, choravam e abraçavam seus filhos. Foi difícil, mas conseguimos!” – disse Janaina Souto.



Movimento



O Movimento Mulheres de Fé foi criado no dia 8 de março, em meio às comemorações do Dia Internacional da Mulher, pela diretora Janaína Souto e reúne mães, crianças e professores do Proed em defesa dos direitos dos deficientes. “Quando surgiu a notícia da vinda do presidente Lula, sabíamos que era um momento bom para nossa luta. Mostrar ao presidente que estamos organizados e precisando de ajuda era muito importante” – afirmou Janaína.



A decisão pode ter dado muito certo. É o que acha uma das mães presentes ao ato: “O presidente Lula adorou as crianças e se comprometeu a apoiar ainda mais a defesa dos deficientes de Duque de Caxias”. Confirmada a expectativa, o número de famílias atendidas poderá dobrar. São duzentas já participando e outras duzentas aguardando atendimento.